STDS premia 22 municípios cearenses do Programa Primeira Infância no SUAS

23 de novembro de 2018 - 10:20

*Atualizada em 28 de novembro

STDS homenageia 22 municípios cearenses do Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) homenageou 22 municípios cearenses do Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz, na tarde de ontem (27). A solenidade contemplou as cidades que desenvolveram as melhores práticas ao longo do ano e atingiram a meta de 90% de visitas domiciliares, além de melhor execução financeira.

Na ocasião, também foram premiados a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, representada pelo Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da STDS, Sebastião Araújo; a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim, representada por sua assessora, Rosângela Lopes; o ex-secretário da STDS, Josbertini Clementino; e a Sra. Gilvanni Perreira, diretora da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social (SNPDH/MDS);  e a consultora do Estado do Ceará, Cybelle Alves.

“Ficamos muito gratos por contarmos com a colaboração e com a parceria dos municípios no desenvolvimento desse trabalho tão valioso para nossas crianças que, afinal, são o futuro. Parabenizo os municípios parceiros, especialmente os que hoje estão sendo homenageados pelos resultados expressivos que apresentam em suas comunidades, por meio do Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz”, ressaltou o secretário adjunto da STDS, Herman Normando, durante a homenagem.

Reconhecimento Social
“Aproveito esse momento para parabenizar toda a equipe da STDS, nós só chegamos até aqui porque sempre houve muito comprometimento com as causas sociais. Enquanto secretário tive a oportunidade de visitar vários municípios na época da implantação do Programa Criança Feliz, e tenho plena certeza de que todo o reconhecimento é resultado de muito trabalho. Fico muito feliz porque sei que quem ganha mais com isso são as nossas crianças”, expôs emocionado, o ex-secretário da STDS, Josbertini Clementino, que também reafirmou a importância de seguir firme na luta para que todos os cearenses tenham direito à infância “Este momento é de celebração, mas representa também a oportunidade de continuar muito forte, muito altivo nessa causa, para que o Estado do Ceará continue sendo um exemplo para o país”, frisou.

“Enquanto assistente social tenho vivenciado de perto a melhora na vida de muitas crianças contempladas neste programa. Estamos mudando aos poucos a mentalidade das mães sobre a importância do brincar com seus filhos, e de fortalecer os vínculos afetivos a partir destes momentos simples, mas que são tão importantes na formação do ser-humano”, explicou Carol Ponte, assistente social do município de Marco, uma dentre as 22 cidades homenageadas durante a solenidade.

Investir na infância
“Nós precisamos acreditar que investir na infância é investir no desenvolvimento social dos municípios, dos Estados, do Brasil”, declarou a diretora da SNPDH/MDS, Giovanni Perreira, durante sua fala em agradecimento pela homenagem recebida. “Esse evento é uma amostra de como o Criança Feliz vem ganhando destaque no Ceará e no Brasil”, acrescentou a representante do BID, Camila Nascimento.

O evento reuniu gestores municipais do Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz, nos dias 26 e 27 de novembro, em Fortaleza, para Seminário de Avaliação 2018 e Planejamento de Ações 2019. Durante os dois dias, profissionais dos 182 municípios participantes do Programa compartilharam experiências exitosas desenvolvidas em suas comunidades e realizaram trabalhos de grupo nos quais debateram os principais desafios para a execução das ações, e avaliaram os resultados e o clima organizacional das equipes. Dentre os 22 municípios premiados estão Farias Brito, Ipaumirim, Meruoca, Umirim, Araripe, Jucás, Tamboril, Marco, Iguatu, Limoeiro do Norte, Russas, Viçosa do Ceará, Juazeiro do Norte, Sobral, Ipaporanga, Pires Ferreira, Jaguaribara, Fortim, Novo Oriente, Assaré, Cruz e Jaguaruana.

Foco no desenvolvimento infantil
O Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz que, no Ceará, integra o Programa Mais Infância Ceará, segue promovendo o desenvolvimento infantil, priorizando gestantes e crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e os pequenos de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Foram registradas em todo o Estado, até outubro, 843.119 visitas realizadas pelo Programa. No mesmo período, 38.655 cearenses foram beneficiados, dos quais 31.372 são crianças e 7.283 gestantes. A meta nacional é acompanhar, aproximadamente, quatro milhões de beneficiários até o final de 2018.

Lançado em junho de 2017, no Ceará, o Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz fortalece vínculos afetivos e familiares por meio do desenvolvimento humano, através do acompanhamento e evolução infantil integrais na primeira infância. Além disso, promove o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos. Implementado em parceria com estados e municípios, o Programa tem como base visitas domiciliares, realizadas por equipes municipais que são capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer diretrizes e protocolos gerais e financiar essas ações.