Socorro França reforça defesa da inclusão social

11 de janeiro de 2019 - 16:03

“Com o apoio de todos vocês, vamos buscar fazer a verdadeira inclusão social. Vamos fazer a proteção social acontecer. Quero ir pra rua trabalhar com garra. Vamos valorizar o lado humano das pessoas, porque é o coração que nos move, que nos leva para o lado do bem”. A declaração é da secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, durante transmissão do cargo à frente da nova Pasta, realizado na manhã desta sexta-feira, 11/1, na sede da SPS.

Apesar de simples, a solenidade reuniu dezenas de pessoas que foram, espontaneamente, parabenizá-la pela nova missão à frente da SPS. O evento contou com as presenças da vice-governadora, Izolda Cela, da primeira dama do Ceará, Onélia Santana, do ex-titular da STDS, Francisco Ibiapina, de autoridades públicas, parlamentares e lideranças comunitárias, conselheiros de várias áreas dos direitos humanos, além de servidores e empregados das extintas STDS e Sejus.

Alinhamento
Em sua primeira exposição pública como titular da SPS, Socorro França externou a gratidão que nutre pelas pessoas e o apoio recebido do governador Camilo Santana. “Quando aqui cheguei, fui extremamente bem recebida. Permitam-me dizer o quanto vamos precisar de vocês, o quanto vamos estar juntos para fazer acontecer. Viemos para ajudá-los e incentivá-los a ir à luta. Se nós queremos mudar nosso Estado, sejamos árvores frutíferas para a sociedade cearense”, destacou a secretária.

Na oportunidade, enalteceu a parceria com a primeira dama, com quem trabalhará alinhada. “Socorro França é mulher de luta, guerreira, de coragem, já demonstrou sua competência em várias áreas do Estado, o seu compromisso com as causas sociais. E esta secretaria tem o seu perfil”, retribuiu Onélia Santana.

“Nós reunimos nesta nova secretaria, políticas que estão diretamente conectadas com os direitos dos públicos mais vulneráveis, que necessitam da proteção e do apoio do Estado. Neste novo redesenho, nós juntamos temas distintos, mas que são essencialmente parecidos. A presença da Dra. Socorro é imprescindível para que possamos, juntos, realizar um trabalho integrado, que possa chegar mais perto do povo cearense. Estamos juntos nesta nova empreitada para construirmos um Ceará mais justo e igualitário para o nosso povo”, frisou a vice governadora do Ceará, Izolda Cela.

“Sob a proteção de Deus, recebo do Dr. Ibiapina a condução da SPS. Imagina a responsabilidade que assumo…”, externou Socorro França ao ex-secretário que, a partir de agora, assume as funções de secretário Executivo na SPS. “Agradeço ao governador Camilo Santana por nos permitir continuar construindo essa história com vocês, servidores desta Casa. Mais uma vez, o ele demonstrou sabedoria ao escolher Socorro França para tocar a nova política pública de Proteção Social”, exclamou Ibiapina, ao transmitir o cargo.

Nova estrutura
A SPS integra alguns projetos, equipamentos e coordenadorias das extintas Sejus e STDS. “Nossas prioridades iniciais são a inclusão social dos segmentos mais fragilizados da população, com focos no Programa Mais Infância Ceará, na Cidadania e na Segurança Alimentar”, antecipou a secretária, ao destacar a importância de se buscar maior intersetorialidade das ações e projetos da recém-criada SPS, com as demais secretarias Estaduais, bem como fortalecer as parcerias com os conselhos estaduais e municípios e demais entidades públicas e privadas.
.