SPS e Sesa realizam palestras sobre prevenção à hanseníase

29 de janeiro de 2019 - 16:49

As secretarias de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e da Saúde do Ceará (Sesa) realizaram na manhã desta terça-feira, 29/01, palestra com orientações sobre prevenção e tratamento da hanseníase, na unidade do Vapt-Vupt de Messejana. A ação, que também ocorreu ontem, na unidade do bairro Antônio Bezerra, faz parte da programação de atendimento dos Núcleos de Saúde da Sesa, instalados nas centrais do Vapt Vupt, em Fortaleza.

A Hanseníase, conhecida popularmente como lepra, é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria. É provável que a transmissão se dê pelas secreções das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva. Embora seja uma doença basicamente cutânea, pode afetar os nervos periféricos, os olhos e, eventualmente, alguns outros órgãos. O período de incubação pode durar de seis meses a seis anos.

Atendimento
A Sesa realiza, em média, 6,2 mil atendimentos, por mês, nas unidades do Vapt Vupt da Capital cearense. O público tem acesso a serviços de imunização, aferição de pressão, teste de glicemia, ginástica laboral, palestras e distribuição de preservativos masculino e feminino. Diariamente são realizadas também palestras com foco em nutrição e cuidados para evitar problemas respiratórios. Os núcleos de Saúde Funcional atendem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

No Vapt-Vupt, o público tem acesso ainda a serviços de atendimento da Cagece e do Detran; consulta ao SPC (CDL); inscrição no Cadastro Único, que permite a inclusão no programa federal Bolsa-Família; emissão de carteira de estudante; solicitação de seguro-desemprego, dentre outros.