Governo do Estado entrega Areninha em Acaraú

26 de fevereiro de 2019 - 16:58

O esporte como ferramenta de política para crianças e jovens e ocupação da cidade. É com esse objetivo que o Governo do Estado inaugura, nesta quarta, seu 23º Centro de Esporte para Futebol, dessa vez no município de Acaraú. O equipamento, construído pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), será entregue à população pelo governador Camilo Santana; pelo secretário executivo de Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina; e pelo titular do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

As Areninhas são construídas por meio do Proares. Na obra, que tem área de 6.259,11 m², foram investidos R$ 1.302.546,43, sendo 80% dos recursos do Tesouro Estadual e o restante de contrapartida do Município.

“Criar equipamentos que possibilitem a interação dos jovens com outros jovens e com a cidade é fundamental para a formação cidadã, para uma nova relação com o ambiente que ocupam. Acreditamos que isso é a base para cidades mais seguras e harmônicas”, pontua a titular da SPS, Socorro França.

Os equipamentos são espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. Os espaços têm capacidade de atendimento de 1.500 pessoas e devem estimular a prática da atividade física nos municípios, em um espaço que estimule a convivência e o lazer, promovendo a formação cidadã.

A escolha dos municípios contemplados com areninhas esportivas considera a população de 15 a 29 anos da zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico 2010. As obras são feitas em parceria com o Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), responsável pelos projetos técnicos e acompanhamento das obras.

 

Inaugurações

Nos últimos quatro anos, o Governo do Estado já inaugurou 22 areninhas nos municípios do Crato, Camocim, Cascavel, Caucaia, Pacatuba, Russas, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante, Maranguape, Limoeiro do Norte, Sobral, Crateús, Maracanaú, Itaitinga, Aracati (sede e Canoa Quebrada), Morada Nova, Canindé, Tianguá, Eusébio, Brejo Santo e Aquiraz.