Governo do Ceará inaugura Areninha em Pacajus

27 de março de 2019 - 09:06

Em mais uma ação de fortalecimento das políticas para a juventude, o governador Camilo Santana inaugura, ao lado da secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, a Areninha de Pacajus, na Grande Fortaleza, nesta quarta-feira (27). A obra, que deverá beneficiar 1.500 pessoas, contou com o investimento total de R$ 1.657.654,19, sendo 80% financiados pelo Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 1.326.123,35, e os outros 20% da contrapartida do Município, o equivalente a R$ 331.530,84.

Ambientes de lazer, esporte e socialização, as areninhas contemplam espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. Em Pacajus, a área total do equipamento é de 6.941,58 m². Os terrenos são cedidos pelas prefeituras municipais e ficam localizados de preferência em área de várzea, mas na zona urbana da cidade.

A escolha dos municípios contemplados é realizada segundo nota técnica do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), cuja base é o tamanho da população de 15 a 29 anos de idade da zona urbana. As Areninhas são financiadas com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), licitadas e construídas pela SPS. Responsável pela elaboração dos projetos técnicos, o Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE) realiza o acompanhamento e a supervisão das obras feitas em parceria com a equipe do ProaresIII/SPS.

Ceará afora

Há dois anos o Governo do Ceará começou a levar areninhas para o interior do Estado e, devido ao sucesso inicial, decidiu transformar em um programa, que vai construir pelo menos um equipamento em cada município cearense. Ao todo, serão 226 areninhas instaladas nos próximos anos divididas entre Tipo I, com dimensões de um campo oficial, e Tipo II, cujo tamanho é de um campo society.

Inauguração da areninha de Pacajus

Quando: 27 de março, às 18h