SPS forma mais de 200 profissionais em Apuiarés e Caridade

28 de março de 2019 - 10:45

O Governo do Estado através da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) forma 228 profissionais em Apuiarés e Caridade. Os jovens foram qualificados através dos Projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades. A certificação ocorrerá nesta sexta-feira (29), às 16h, em Apuiarés, e às 18h, em Caridade. O secretário-executivo de Proteção Social, Francisco Ibiapina, certificará os alunos dos dois municípios.

Em Apuiarés, foram qualificados 40 jovens no curso de Costureiro e 24 em auxiliar em manutenção em equipamentos de informática, por meio do projeto Primeiro Passo e Criando Oportunidades, respectivamente. Outros 164 foram capacitados em Caridade, sendo 48 nos cursos de Assistente Administrativo e Maquiagem, através do Primeiro Passo, na linha Bolsista, e outros 116 nos cursos de Confeiteiro, Masseiro, Assistente Administrativo, Mecânica de Motos e Costura, através do Criando Oportunidades.

“Estes projetos estão mudando efetivamente a vida dos nossos jovens. São meninos e meninas oriundos de escolas públicas, que agora podem traçar um futuro diferente. Nosso objetivo é oportunizá-los com primeiro emprego, e principalmente, a possibilidade de descobrir uma carreira”, ressalta Ibiapina, Em 2018, foram capacitados 23.100 jovens através dos programas Primeiro Passo e Criando Oportunidades.

Projetos
O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens oriundos da rede pública de ensino que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário.

A linha Jovem Bolsista atende jovens de 15 a 29 anos, estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental e Médio ou EJA III e EJA IV. Os alunos recebem bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de 3 meses.

O Criando Oportunidades contribui para a consolidação da política de geração de emprego, trabalho e renda do Governo do Ceará, articulada com outras políticas públicas. O público prioritário reúne mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico; trabalhadores sem ocupação e desempregados; trabalhadores autônomos; jovens a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais como pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.

29 de março (sexta-feira)
• Apuiarés
→ 16h – Câmara Municipal – Rua Luiz Carneiro de Azevedo, s/n, Centro
Projeto Criando Oportunidades: 64 formandos do curso de costureiro
• Caridade
→ 18h – Câmara Municipal – Av. Coronel Francisco Linhares, s/n , Centro
Projeto Primeiro Passo: 48 formandos dos cursos de Assistente Administrativo e Maquiagem.
Projeto Criando Oportunidades: 116 formandos dos cursos de Confeiteiro, Masseiro, Assistente Administrativo, Mecânica de Motos e Costura.

*Mais informações
Célula de Educação Profissional: (85) 3101.4486