Primeiro Passo forma mais 100 jovens aprendizes

8 de abril de 2019 - 15:29

“Fui bem acolhido no Primeiro Passo. Aprendi não só a atividade, mas como me portar no mercado de trabalho. Hoje quero crescer na empresa e fazer o que o projeto ensinou: não me acomodar e jamais duvidar do meu potencial”. O depoimento é de Antônio Alexsandro de Sousa, um dos 100 jovens que, nesta quinta-feira (11), às 9h, receberão certificados de conclusão do Primeiro Passo, na linha Jovem Aprendiz, sob coordenação da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Do total de formandos, 26 já foram contratados pelas empresas onde atuaram. Antônio Alexsandro é um deles. Morador do Bom Jardim, o rapaz de 21 anos é revisor de tecidos do Grupo Dilady, posição galgada após os postos de auxiliar de produção e de almoxarifado.

A linha de ação Jovem Aprendiz qualifica estudantes de 16 a 22 anos, cursando o 3ª ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído os estudos em escolas públicas. Com capacitações que duram até 16 meses, os inscritos recebem fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa, de acordo com a Lei de Aprendizagem nº 10.097. Participaram das turmas certificadas jovens do programa Ceará Pacífico, do projeto Abrigar e do Instituto Cearense de Educação de Surdos. Quarenta e cinco empresas firmaram parceria para integração dos alunos durante o processo de aprendizagem prática e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq) na execução das aulas teóricas.

A titular da SPS, Socorro França, destaca a alegria da certificação, após o estudo do Ministério da Economia que aponta que, percentualmente, o Ceará encerrou 2018 como o estado com mais jovens aprendizes admitidos formalmente pelas empresas. “Das vagas geradas no Estado, 63% delas foram efetivamente ocupadas por nossos jovens. Isso significa mais de três mil jovens, de 46 municípios cearenses, em uma oportunidade de trabalho que pode ser um divisor de águas na vida desses meninos e meninas”, destaca.

O secretário-executivo de proteção social da SPS, Francisco Ibiapina, observa que o esforço do programa é manter uma crescente na formação de jovens e na incorporação destes pelo mercado de trabalho. “Temos a ciência do potencial transformador do programa na vida dos participantes. Por isso, o esforço do Governo, por meio da SPS, é ampliar o número de vagas e a inserção desses jovens no mercado”, pontua.

Para Kaiqui Inácio da Silva, 19 anos, a participação no projeto deu um novo rumo à sua história. “Foi crucial. Aprendi um ofício e quero me aperfeiçoar. O estudo é contínuo. Penso em cursar o ensino superior e focar cada vez mais no trabalho”, garante o novo assistente administrativo da empresa Mais Serviços.

Serviço
Data: 11 de abril (quinta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Auditório Lena Cristina Pinheiro Sá, sede da SPS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora