Cursos capacitam jovens em Fotografia e Assistente Administrativo

9 de abril de 2019 - 16:16

Mais do que capacitar para o mercado de trabalho, o Primeiro Passo, coordenado pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), prepara cidadãos para novos projetos de vida e, nesta quarta-feira (10), às 15h, forma mais 47 jovens na linha Bolsista. Os cursos de Fotografia e de Assistente Administrativo foram realizados em parceria com a Sociedade para o Bem Estar da Família (Sobef) e o Instituto Maria da Hora.

As formas de olhar o mundo dos 24 concludentes da turma de Fotografia e as particularidades de descobertas feitas através das lentes poderão ser conferidas na exposição Nossas Vivências, resultado das aulas práticas. “Foi muito rico. Tivemos atividades variadas, inclusive aulas de campo”, destaca a maquiadora e, agora fotógrafa, Noeme Chaves. Outros 23 jovens capacitados no curso de Assistente Administrativo reforçarão a mão de obra de empresas da Capital. Depois de conhecer o projeto pelas redes sociais, Guilherme Macedo resolveu se inscrever no Primeiro Passo. “Realmente me identifiquei com a área administrativa. Penso em seguir por esse caminho e continuar estudando”, planeja o formando.

“A escolha dos cursos do Primeiro Passo passa pelo olhar ampliado de ofertar aos jovens beneficiados diversas alternativas de serem inseridos no mundo do trabalho. Um curso de fotografia permite que os jovens conheçam uma profissão que está no mercado formal e é também uma alternativa para empreender”, destaca Robertha Arrais, coordenadora de inclusão social da SPS.

O Primeiro Passo cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade. A linha Jovem Bolsista atende estudantes entre 15 e 29 anos; cursando, em escolas públicas, 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental, séries do Ensino Médio ou que já tenham concluído. Os alunos recebem do projeto bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional. Além do Jovem Bolsista, o projeto atua em outras duas linhas de ação: Aprendiz e Estagiário.

Serviço
Data: 10 de abril (quarta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Instituto Maria da Hora – Av. Cel. Matos Dourado, 397, Henrique Jorge