Criança Feliz: oficinas regionais contemplam 86 profissionais atuantes no Programa

23 de maio de 2019 - 12:06

Para integrar as políticas públicas com foco no desenvolvimento infantil, a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos da (SPS), Socorro França, abrem as oficinas regionais do Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, nesta sexta-feira (24), às 8h30, no Espaço Acrópole. O evento contará com um público de 86 profissionais da assistência social, saúde, educação e cultura que atuam diretamente no Programa dentro da Grande Fortaleza.

A ideia é apresentar todas as políticas voltadas para o desenvolvimento e apresentar os indicadores do Criança Feliz. Atualmente, o programa tem 57.447 beneficiados e já realizou mais de 1,3 milhão de visitas. Em todo o Estado, são 49.110 famílias acompanhadas.

“É imprescindível que todos os profissionais que atuam no Programa Criança Feliz entendam também sobre as ações do Programa Mais Infância Ceará, para que juntos possamos construir uma política que contemple as nossas crianças, possibilitando uma infância plena e com acesso aos direitos fundamentais. Estamos trabalhando de mãos dadas na construção desta política que vai além dos serviços prestados nos Cras e chega às casas dos beneficiários”, frisa Socorro França.

As oficinas seguem ocorrendo durante junho nas regiões do Cariri, Centro Sul, Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Litoral Oeste, Vale do Curu, Sertão de Sobral, Litoral Norte, Serra de Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns e de Crateús, Maciço de Baturité, Sertão Central e Sertão de Canindé.

Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz
Lançado no Ceará, em junho de 2017, o Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz objetiva fortalecer vínculos afetivos e familiares com o acompanhamento e evolução infantil integral na primeira infância, além de promover o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos.

Implementado em parceria com Estados e municípios, o Programa tem como base às visitas domiciliares, que são realizadas por equipes municipais, capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer as diretrizes gerais e os protocolos nacionais e financiar essas ações.

8h – Credenciamento e Café da manhã
8h30 – Abertura com a primeira-dama do Estado, Onélia Santana e a titular da SPS, Socorro França
9h – Apresentação do Programa Mais Infância Ceará: Cartão Mais Infância, PADIN, Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz e Nascer no Ceará
10h – Definição do papel de cada ator do Comitê
11h – Debate
12h30 – Almoço
13h30 – Apresentação dos indicadores que irão compor o instrumento de monitoramento de cada política
16h – Sistematização do Instrumental em plenária
17h – Avaliação e encerramento.

Data: 24 de maio (sexta-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Treinamento e Eventos Acrópole, Rua Guilherme Moreira, 330, Fátima