Estado qualifica profissionalmente mais 417 jovens em seis municípios

5 de junho de 2019 - 11:44

Mais 417 pessoas – jovens, adultos, mulheres chefes de família e em busca de uma oportunidade de trabalho – conquistam nestas quinta e sexta – feiras a certificação em 12 cursos de qualificação profissional dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades, promovidos pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em seis municípios do interior cearense.

As certificações dos novos formandos ocorrem nas cidades de Coreaú, Cariré, Pires Ferreira, Hidrolândia, Icapuí e Beberibe, e terão a presença do assessor de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins, e do secretário-executivo de Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina. Outras 875 pessoas receberam seus certificados de conclusão de cursos profissionalizantes em outros nove municípios, no último fim de semana. Em 2018, foram mais de 21 mil formandos por meio da SPS.

Tipologia
Na relação, estão cursos nos segmentos de cabeleireiro, designer de sobrancelha, manicure e pedicure, auxiliar de escritório, recepcionista, corte e costura e operador de turismo, pedreiro e pintura e textura de paredes. Cursos de confeitaria de doces e salgados e de mecânica de motos também foram bastante demandados pelos municípios.

“Montamos a grade curricular de acordo com a demanda das prefeituras municipais, de entidades e associações de classe e das comunidades, em conformidade com as características do mercado e maior necessidade de mão de obra dos municípios”, explica Francisco Ibiapina. “Compreender as necessidades dos municípios e ofertar cursos que sejam interessantes e, mais que isso, que consigam inserir as pessoas no mercado de trabalho, são essenciais para melhorarmos o cenário das comunidades mais críticas, que é onde atuamos”, reforça a titular da SPS, Socorro França.

– Quinta-feira (6)
Coreaú: 9h