SPS e Coordenadoria de Juventude disponibilizam vagas para cursos na Rede Cuca

6 de junho de 2019 - 16:08

Novas vagas para capacitação profissional de jovens e adultos da Capital estão garantidas. A parceria entre a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e a Coordenadoria da Juventude de Fortaleza, através da Rede Cuca, se renova e disponibiliza, este ano, 205 vagas para cursos dos projetos Criando Oportunidades, Primeiro Passo e Transformando Vidas. O lançamento das turmas de 2019 será nesta sexta-feira (7), a partir das 17h, no Cuca Mondubim.

O projeto Criando Oportunidades dispõe de 120 vagas, divididas em seis turmas; o Transformando Vidas terá 60 vagas distribuídas em três turmas; e o projeto Primeiro Passo disponibiliza uma turma de 25 pessoas. No Cuca Jangurussu, haverá cursos de Inglês, Cabeleireiro Unissex e Mecânica de Motos. A unidade do Mondubim terá turmas de Auxiliar Administrativo, Design de Sobrancelhas e Técnicas de Vendas. Já o Cuca Barra formará turmas de Confecção de Prancha de Surfe, Eletricista Predial, Manutenção de Equipamento de Informática e Auxiliar Administrativo. Os interessados devem realizar suas inscrições nas próprias unidades da Rede Cuca a partir do próximo dia 2 de julho.

“A parceria com a Prefeitura de Fortaleza procura levar para as três unidades da Rede Cuca os cursos de qualificação que a SPS gerencia e executa como alternativa de ampliar o acesso dos jovens da Capital aos projetos que oferecemos. É mais uma oportunidade para que se preparem para os desafios do mercado de trabalho”, explica a coordenadora da Inclusão Social da SPS, Robertha Arrais. Desde 2015, quando teve início a cooperação com a Coordenadoria da Juventude, a SPS capacitou profissionalmente 1.125 pessoas: 725 por meio do Primeiro Passo e 400 pelo Criando Oportunidades.

Os Projetos

O Primeiro Passo cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. Atua em três linhas de ação: Bolsista, Aprendiz e Estagiário.

Já o Criando Oportunidades tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico; trabalhadores sem ocupação e desempregados; trabalhadores autônomos; jovens a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais como pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.

O projeto Transformando Vidas atende jovens em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas através de políticas de capacitação e ações comunitárias, prevenindo a reincidência de egressos e aumentando as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho. Encaminha jovens para cursos profissionalizantes e acompanha seu desempenho de forma sistemática.

Quando: 7 de junho (sexta-feira), às 17h

Onde: Cuca Mondubim – Rua Santa Marlúcia, s/n, Mondubim