SPS entrega computadores a artesãos de 40 municípios

19 de junho de 2019 - 18:17

Artesãos de 40 municípios cearenses foram contemplados, pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), com 48 microcomputadores, que beneficiarão associações do segmento, facilitando a organização, a comunicação com os clientes e a comercialização dos produtos. O investimento na aquisição das máquinas foi de R$ 109.321,92. A entrega dos equipamentos foi feita pela primeira dama do Ceará, Onélia Santana; pela secretária executiva de Políticas para as Mulheres da SPS, Denise Aguiar; pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo; e pela coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato, Patrícia Liebmann, nesta quarta-feira (19), no auditório da SPS. Do total, 10 computadores são destinados a entidades do Cariri e serão entregues na região, durante o Festival Expocrato 2019, em julho próximo.

“Os computadores serão muito úteis pois facilitarão a conexão de nossos artistas com o mundo. Sabemos que o artesanato do Ceará pode chegar a um cidadão na Europa através dessa vitrine virtual. Que vocês se apropriem das novas oportunidades que a tecnologia pode gerar. Artesanato é cultura viva e rica. Há um legado que devemos deixar para as novas gerações, formando novos artesãos e celebrando nossa arte”, destacou a primeira dama Onélia Santana durante a solenidade de entrega das máquinas. Amélia Maria Gomes, da Associação dos Artesãos de Feiticeiro e Taboca, do município de Jaguaribe, afirma que o computador representa uma grande ajuda para os profissionais. “Vamos ter um email agora e isso facilita o contato com os clientes e nos dá mais chances de vender nossos produtos”, explica a artesã.

Um dos mais ricos do Brasil, o artesanato cearense garante o sustento de famílias e comunidades e revela nossos costumes e tradições ao Brasil e ao mundo, se mostrando um segmento de imensa potencialidade para a geração de trabalho e renda. À frente da política de desenvolvimento do artesanato do Estado, a SPS mantém, através da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), um banco de dados com 29.655 artesãos cadastrados. Além disso, coordena quatro lojas onde são comercializados produtos de artistas locais: três em Fortaleza, localizadas na Praça Luíza Távora, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Shopping RioMar; e uma em Guaramiranga, região do Maciço de Baturité. “É importante que o Governo do Ceará tenha esse olhar cuidadoso para as associações, fortalecendo a integração entre a Ceart e nossos artistas”, reforçou a secretária executiva de Políticas para as Mulheres da SPS, Denise Aguiar.

Municípios contemplados
As associações beneficiadas são dos municípios de Aiuaba, Aracati, Aracoiaba, Crateús, Ibaretama, Ibiapina, Iguatu, Ipu, Itaiçaba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jaguaribe, Martinópole, Apuiarés, Moraújo, Mucambo, Nova Russas, Pacoti, Palhano, Paracuru, Pereiro, Quixelô, Redenção, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Trairi, Viçosa do Ceará, Ibicuitinga, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Missão Velha, Barro, Várzea Alegre, Crato e Lavras da Mangabeira.

Conquistas
Em 2015, o governador Camilo Santana assegurou ao artesão cearense a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). E para melhorar a qualidade do legítimo artesanato cearense, os produtos passaram pela Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses (Selo Ceart), que foi implantado também em 2015. Foram certificados com o Selo Ceart mais de 5 mil produtos artesanais, beneficiando diretamente quase 10 mil artesãos. Além disso, o Governo do Ceará realiza e participa de eventos locais, nacionais e internacionais, como a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, em Portugal, em 2017, e o evento L’Artigiano in Fiera – 23ª Mostra Mercado Internacional do Artesanato, em Milão, na Itália, em dezembro de 2018.