CeArt na Expocrato 2019: geração de renda e oportunidades para os artesãos

29 de julho de 2019 - 10:18

Na 68ª edição da Expocrato, que aconteceu de 13 a 21 de julho, a Central do Artesanato do Ceará (CeArt) representou 47 entidades e grupos produtivos, expondo peças de 720 artesãos do Estado. Durante os nove dias de programação no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, cerca de 500 mil visitantes circularam pelo local, uma oportunidade significativa de expansão da visibilidade dos trabalhos. Além da comercialização para o público em geral, a CeArt promoveu ações inovadoras para a promoção do artesanato local: entrega de computadores, com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e atendimento aos artesãos. Entre vendas e encomendas, o valor comercializado ultrapassou R$ 140 mil.

A entrega dos dez microcomputadores para associações do Cariri assistidas pela CeArt, que aconteceu no último dia da feira, oportuniza melhorias na organização, na comunicação com os clientes e, consequentemente, na comercialização dos produtos artesanais, aumentando a renda gerada das vendas.

A ação de atendimento contou com o processo de atualização de cadastros e emissão da Carteira Nacional de Artesão, que permite aos cadastrados a participação em cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pelo Programa Brasileiro do Artesanato – PAB, além da isenção das taxas dos produtos na nota fiscal emitida pela Receita Federal. Os artesãos saíram do evento com a carteirinha na mão.

Foram levadas à Expocrato tipologias como fibras vegetais (palha de milho, palha de taboa, palha de carnaúba, fibra de bananeira); fios e tecidos (crochê, fuxico, renda de bilro, bordado a mão); madeira (escultura e xilogravura) e argila (modelagem). Entre vendas e encomendas, o valor arrecadado ultrapassou 140 mil reais.

Para a coordenadora do artesanato, Patricia Liebmann, a participação no evento causou um impacto positivo: “Muito além das vendas, a Expocrato foi uma oportunidade ímpar de aproximação da CeArt com os artesãos e com a população. Com a equipe local, solucionamos questões cadastrais, criamos novas oportunidades de trabalho e de expansão do artesanato cearense”.