SPS e Diageo capacitam 23 novos bartenders

30 de agosto de 2019 - 16:59

A parceria entre Governo do Estado e setor produtivo segue gerando motivos para festejar com muitos “drinks”. A multinacional Diageo, proprietária da Ypióca, e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) reforçaram a cooperação para formação de mão de obra qualificada para o setor de bebidas, com a certificação de mais 23 bartenders, na noite de quinta (29).

A solenidade, realizada no Colosso, contou com a presença da titular da SPS, Socorro França, do secretário da Casa Civil, Élcio Batista, e do diretor da Diageo para o Brasil e Uruguai, Gustavo Gustierrez. A formatura ocorreu por meio da Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc) e Programa Learning for Life, da Diageo. No Ceará, já foram qualificados 695 bartenders, com idades entre 18 e 35 anos.

Responsabilidade social
“Estamos vivenciando aqui o que chamamos de responsabilidade social”, declarou a titular da SPS, Socorro França, ao fazer uma reflexão sobre a valorização do trabalho como instrumento da dignidade humana, durante a certificação dos novos profissionais. “Educar e formar pessoas. Esses são os nossos focos, são as nossas prioridades”, reforça Élcio Martins.

“Esse curso nasceu no Brasil e aqui ele se repete, ano a ano, porque no Ceará os jovens são, em geral, 100% aproveitados no mercado. Essa é nossa meta”, acrescentou a diretora de Relações Institucionais da Diageo, Daniella de Fiore. “Queremos que vocês sejam embaixadores da Diageo no Ceará”, convidou Gutierrez.

“A Rezadeira” vence concurso de drinks
Com insumos à base de ervas aromáticas, frutas cítricas, cachaça e boa dose de criatividade, a bartender Natália Chagas Pereira foi a vencedora do Concurso de Drinks, promovido no encerramento da temporada. Denominada “Rezadeira”, a bebida foi escolhida entre as melhores preparadas por cinco novos bartenderes, dentre os 23 capacitados pela SPS e Diageo, neste mês de agosto. Os finalistas foram Alexis Matos, Flávio Vieira, Paulo Henrique Guedes e Roberto Mindelo Júnior.

Uma nova turma para o curso de bartender, com 30 vagas, terá início em setembro próximo. Os interessados devem ter entre 18 e 34 anos, concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano. Na inscrição, é necessário apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovantes de endereço e de escolaridade. As matrículas são feitas exclusivamente de modo presencial, na Evisa, agora em novo endereço, integrando a estrutura do Centro de Formação e Inserção Social pelo Trabalho (Cefit), localizado na Rua Valdetário Mota, 970, Papicu, em Fortaleza.