Artesanato cearense na Casa Cor Ceará: 65 artesãos participando e nova marca da CeArt são destaque

11 de setembro de 2019 - 17:21

As cores, texturas e formas do artesanato de 65 artesãos cearenses saltam aos olhos nos modernos e aconchegantes ambientes da 21ª edição da CasaCor Ceará. Com o tema Planeta Casa, a mostra de arquitetura, design e paisagismo trabalha a sustentabilidade, a tecnologia e o afeto em 39 ambientes. O trabalho desses 65 artesãos chega aos espaços por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos que trabalha o fomento ao artesanato no Estado. A mostra acontece no imóvel da família J.Macêdo, de 12 de setembro a 22 de outubro.

Com 10.000 m², o imóvel construído no século XX abriga uma residência e um prédio comercial que se tornam verdadeiros refúgios com os ambientes que remetem ao conforto e ao aconchego de um lar. O artesanato se insere nesses espaços dando um toque único de personalidade e regionalidade. Em luminárias, almofadas, tapetes, móveis, itens de cozinha e tantos outros componentes, estão o trabalho de 65 artesãos da CeArt. “A Ceart está passando por uma renovação, com o intuito de destacar ainda mais o trabalho dos nossos artesãos. Essa nova marca, mais moderna, vem para carimbar o novo momento que o segmento artesanal vem conquistando no mercado estadual, nacional e internacional”, afirma a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Além dos ambientes decorados com peças dos artesãos, o artesanato conta com um espaço especialmente dedicado à comercialização. No Pavilhão Criativo, mais de 350 peças de nove tipologias com o Selo CeArt de qualidade estão disponíveis para venda. “Adquirindo peças da CeArt, além de valorizarem os artesãos do nosso Estado, os consumidores levam produtos com garantia de autenticidade e qualidade, feitos à mão, respeitando a legislação vigente e de forma sustentável”, destaca a secretária da Proteção Social, Socorro França.

Aproveitando o mix de tradição e modernidade celebrados na CasaCor, o Governo do Estado lança a nova marca da CeArt. “O Ceará vive um novo momento, se consolidando como um Estado inovador, moderno, que se desenvolve em ritmo acelerado e busca o desenvolvimento sustentável, tendo como um dos pilares a economia criativa. Nesse cenário, a CeArt precisava acompanhar essas mudanças, e a nova identidade visual veio para reafirmar esse novo momento. O novo design traz mais leveza e sofisticação e reposiciona o nosso artesanato dentro do novo cenário que vivemos”, afirma a coordenadora de publicidade do Governo, Carol Mota.

A participação em um evento com a relevância da CasaCor é a garantia que o artesanato tende a ganhar cada vez mais espaço e ser mais valorizado, segundo a coordenadora do desenvolvimento do artesanato da SPS, Patrícia Liebmann: “A mistura de nossas tipologias e técnicas em ambientes tão modernos e esteticamente agradáveis é a prova que o Ceará feito à mão está se aproximando cada vez mais dos profissionais e dos consumidores cearenses, cumprindo seu papel cultural e social ao fortalecer artesãos e comunidades e manter viva a história do nosso Estado”.

21ª CASACOR Ceará
12 de setembro a 22 de outubro (terça a sábado das 17h às 22h; domingo e feriados das 16h às 21h).
Rua Visconde de Mauá, 950, Aldeota
R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).
Passaporte R$ 150 (valor único para todos os dias do evento).