Cepid abre inscrições para 4° Concurso Ceará Moda Acessível

13 de setembro de 2019 - 09:28

Para mostrar que moda também pode ser pensada a partir da inclusão, o Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, realiza o 4° Concurso Ceará Moda Acessível. Para participar, basta fazer a pré-inscrição até o dia 15 de setembro, pelo link: https://www.sps.ce.gov.br/concurso/. Podem se inscrever estudantes de instituições de nível técnico e de ensino superior, além de profissionais formados na área de moda. As criações serão apresentadas no dia 22 de outubro de 2019, dentro da programação do Ceará Summer Fashion, no Maraponga Mart Moda.

“O desafio que lançamos é pensar moda com o conceito da acessibilidade. O que essas roupas precisam ter para facilitar o vestir? Queremos despertar essa consciência através das criações, que devem contemplar as necessidades das pessoas com deficiências. Este é o quarto ano que realizamos o concurso Ceará Moda Acessível e sempre nos surpreendemos com os resultados e o impacto positivo que causa nas pessoas participantes. Estamos mostrando que é possível ter roupas, acessórios e espaços acessíveis para todos”, destaca a coordenadora do Cepid, Regina Tahim.

Processo Seletivo
Os participantes do 4° Concurso Ceará Moda Acessível podem enviar até quatro fichas técnicas e fichas Croqui / Look, contemplando, cada ficha, uma das seguintes condições: Deficiência visual; Deficiência Motora (má formação de membros); Deficiência Motora (cadeirante); Deficiência Motora (amputado, com ou sem muleta). Os Croquis / Looks devem considerar o segmento de moda adaptável, estilo comercial e serem direcionados ao público adulto feminino e masculino. De caráter eliminatório, a segunda etapa do concurso corresponde à seleção dos projetos enviados. Serão selecionados até dois projetos por candidato para serem confeccionados e apresentados no dia do desfile do concurso.

Cepid
No primeiro semestre deste ano, foram qualificados profissionalmente no Cepid 245 pessoas e inseridas 154 em várias empresas no Estado. O Cepid tem como meta prover capacitação profissional, preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho e promover a socialização de pessoas com deficiência.

Inaugurado em fevereiro de 2014, o Cepid tem capacidade para atender até 1.200 pessoas. A unidade oferece estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho e dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessível para natação, basquete, futsal e tênis de mesa.

Informações:
Pré-inscrições: até 15 de setembro de 2019, pelo link https://www.sps.ce.gov.br/concurso/
Inscrições: até 23 de setembro de 2019

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) está localizada na Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará.
Contato: 3101.2723 / 3101.2654