Quase 400 pessoas iniciam capacitação nesta segunda

27 de setembro de 2019 - 11:17

Segunda-feira se inicia com a oportunidade de encontrar uma profissão, experimentar outros caminhos ou aperfeiçoar a atividade desenvolvida. Nos equipamentos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), 370 pessoas iniciam uma capacitação profissional nesta segunda (30). As aulas acontecem nas unidades do Centro de Integração Tecnológica e Social (CITS) e na Escola Vida, Sabor e Arte (Evisa), além de em comunidades do Genibaú e Vicente Pinzon, com duas turmas do projeto Criando Oportunidades.

Nos CITS, as 300 vagas ofertadas estão divididas nos cursos de atendente de consultório médico, designer de sobrancelha, informática básica e avançada, libras básico, depilador, auxiliar em massoterapia e cabeleireiro. Todas as sete unidades da Capital receberão os cursos. Na Evisa, acontece, a partir de segunda, a terceira edição do curso de bartender. Dentro do Criando, as 40 vagas são divididas em uma turma de costura e uma de depilação e acontecem dentro do Pacto Por um Ceará Pacífico.

Atualmente, outras 216 pessoas estão em formação também na Evisa e no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência, também da SPS. Na Evisa, 68 pessoas se dividem nos cursos de assistente administrativo, camareiro e informática. No Cepid, 148 pessoas – dentre elas, 43 com deficiência – estão participando das capacitações em assistente administrativo, repositor de mercadorias, recepcionista, design gráfico, fotografia e penteado/maquiagem.

“Há um ano fiz o curso de bartender na Evisa e hoje trabalho na área, mas quando soube que tinha vagas para o curso de doces e salgados não pensei duas vezes e me inscrevi. Tenho aprendido muitas coisas, principalmente em relação ao ponto da massa, sei que posso fazer uma renda boa com a venda de salgados. Tudo que estou aprendendo aqui tem me feito crescer enquanto profissional e pessoalmente”, conta Paulo Sousa (25), que também cursa Desenvolvimento de Redes, no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Para a titular da SPS, Socorro França, esses cursos são uma oportunidade para a juventude se inserir no mercado de trabalho, seja em uma vaga de carteira assinada ou optando pelo empreendedorismo. “Nossos equipamentos têm uma grande capilaridade na Capital. Os CITS estão espalhados em sete bairros, a Evisa e o Cepid em bairros distintos. Buscamos garantir uma rede de qualificação para atender aos jovens na busca por uma profissão”, pontua. A secretária acrescenta: “Entendemos que no atual momento econômico é importantíssimo ter uma qualificação que lhe deixe apto a buscar o mercado formal, mas também possibilite o empreendedorismo como ocupação fixa ou complemento de renda”.

Para acompanhar a abertura de novos cursos, acompanhe o instagram da SPS: @spsceara