SPS promove atividade com internos em cumprimento da Lei Maria da Penha

6 de dezembro de 2019 - 17:41

Para engajar os homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, realiza nesta segunda-feira (9), às 14h, atividade em alusão à Campanha do Laço Branco. A ação ocorrerá na Unidade Prisional Irma Imelda Lima Pontes, no Complexo Penitenciário de Aquiraz, com internos em cumprimento da lei Maria da Penha e tem a parceria da Secretaria da Administração Penitenciária.

A programação reunirá os internos para assistir ao documentário “Precisamos Falar sobre os Homens”, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, e, em seguida, participar de roda de conversa sobre como os homens podem contribuir para o fim da violência contra as mulheres. O documentário aborda a formação dos homens dentro da nossa sociedade, a construção diária do machismo e como ele é nocivo tanto para os homens como para as mulheres.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançarmos a equidade de gênero e o fim da violência contra as mulheres, mas conscientizar os homens é um dos pontos primordiais desta luta. Esse público específico tem como objetivo despertar nesses homens que já praticaram alguma violência contra a mulher a consciência sobre o machismo que a urgência em combatê-lo”, frisa a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres da SPS, Denise Aguiar.

A Campanha Brasileira do Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

Desde o mês de novembro a SPS vem desenvolvendo uma programação com rodas de conversa, debates, apresentações culturais e prestação de serviços na Capital e em municípios do interior. As ações fazem parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que iniciou no dia 20 de novembro e se encerra no dia 10 de dezembro.

SERVIÇO:
Exibição do documentário Precisamos conversar com os homens e roda de conversa
Segunda, dia 9, às 14h
Unidade Prisional Irma Imelda. BR 116 km 27