Aberta seleção para mediação comunitária

7 de fevereiro de 2020 - 17:19

Os mediadores atuarão nos Centros Comunitários: Santa Terezinha, São Vicente, São Francisco e Espaço Viva Gente 

Mediadores comunitários promovem o acesso à justiça e o empoderamento da comunidade através do diálogo. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) aposta na força da coletividade e convoca os moradores dos bairros Quintino Cunha, Vicente Pinzon, Aldeota, Farol e Jardim União, a participarem de seleção para atuarem como mediadores dentro de suas comunidades. Ao todo, estão disponíveis 40 vagas para cada unidade mencionada, os interessados podem se inscrever para seleção nos Centros Comunitários e no Espaço Viva Gente ou através do e-mail: mediacao@sps.ce.gov.br

As aulas iniciam no dia 17 de fevereiro de 2020 em cada Centro Comunitário e Espaço Viva Gente, conforme inscrição efetuada. A capacitação tem carga horária de 40 horas teóricas e 60 horas práticas. Para Carlota Arruda, coordenadora do núcleo de mediação da SPS, o programa estimula a comunidade a desenvolver mecanismos próprios de resolução de conflitos, o que é positivo de muitas maneiras. “Além de evitar que os casos se agravem e cheguem a mesa de um juiz para serem solucionados, nós estamos provocando a comunidade a pensar mais no outro, no bem coletivo acima do individual”, frisa a coordenadora.

Os mediadores são voluntários capacitados, que atuam na comunidade como sujeitos de transformação social, sob um modelo participativo, horizontal e democrático. Para solicitar o serviço, basta uma das partes procurar um dos núcleos mais próximo da sua residência, marcando assim um agendamento com o mediador.

Resolução de Conflitos
A SPS coordena cinco núcleos de mediação, que funcionam dentro de quatro Centros Comunitários e do Espaço Viva Gente, equipamentos da SPS, localizados nos bairros Quintino Cunha, Vicente Pinzon, Aldeota, Farol e Jardim União. Após a capacitação os mediadores estarão aptos para atuar na resolução de conflitos entre familiares e de vizinhança; discussões sobre pensão alimentícia; reconhecimento de paternidade; cobrança de dívida; casos de injúria, calúnia e difamação; conflitos de imóvel e de apropriação, além de conflitos societário e trabalhista.
Os mediadores são capacitados em técnicas de mediação e educação para direitos humanos e comunicação não-violenta. Os cursos são ministrados pela Vice-Governadoria do Estado, Ministério Público do Ceará (MPCE) e Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza.

Quero ser um mediador.
Para ser um mediador comunitário é necessário ser maior de 18 anos, Ensino Médio completo, morar no bairro há, pelo menos, dois anos.

Onde encontrar:
Centro Comunitário Santa Terezinha
Coordenadora: Sandra Maria Luna Bezerra
Endereço: Rua Osmundo Cavalcante de Oliveira s/nº Conjunto Santa Terezinha / Fone: 3101-1560

Centro Comunitário José de Magalhães Porto Filho / São Vicente
Coordenadora: Solange Rocha Alcântara
Endereço: Rua do Rosário, s/n, Conjunto São Vicente de Paulo / Fone: 3101-1565

Centro Comunitário São Francisco
Coordenadora: Maria Cleide Galdino Mascarenhas
Endereço: Rua Ilha do Bote nº 367, Conjunto São Francisco / Fone: 3101-2729

Espaço Viva Gente – EVG
Coordenadora: Maria do Socorro Veras Ximenes
Endereço: Rua Maria Mister nº 1010, Jardim União / Fone: 3101-3017 ou 3101-3101