Políticas para Mulheres: Transmissões ao vivo discutem empoderamento feminino

10 de junho de 2020 - 16:42

As rodas de conversa virtuais foram uma das formas de estar juntos nesses tempos de pandemia. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania Mulheres e Direitos Humanos (SPS) montou uma programação para trabalhar sua política de empoderamento feminino ainda que à distância. Neste mês de junho, além do projeto Diálogos entre mulheres e homens pela harmonia familiar, a Secretaria Executiva de Política para Mulheres da SPS realizará o “Só para elas”. O próximo encontro do projeto traz a deputada Augusta Brito com a secretária-executiva de Política para Mulheres, Denise Aguiar, conversando sobre violência doméstica.

 

O “Só para elas” trará transmissões ao vivo (live) pela rede social Instagram (@direitoshumanosce), todas as quintas do mês de junho, sempre às 19h. “Conseguimos formar um público cativo nos encontros do Zoom e sabemos que o Instagram consegue alcançar outras pessoas. Nossa ideia é fortalecer o debate e a política de gênero no Ceará, ainda que agora precisemos fazer isso por meio das redes sociais”, destaca a secretária-executiva de Política para Mulheres, Denise Aguiar. 

 

O primeiro encontro ocorreu na última quinta com a deputada Erika Amorim e o próximo traz a também deputada Augusta Brito, com a temática “Em casa ou no condomínio, não estamos sozinhas: todas contra a violência doméstica.”

 

“Mais do que nunca, este é um momento em que precisamos estar juntas. Queremos e lutamos pela igualdade, a inclusão dos direitos humanos, sociais e civis. Foi pensando nessa causa, que achamos importante divulgar os direitos das mulheres, fortalecendo o sistema de proteção integral e as encorajando em meio a essa nova realidade”, destaca Denise Aguiar. 

 

Além dos encontros do Instagram, a pasta realiza encontros semanais na plataforma Zoom. Os horários e senhas para participar das reuniões são divulgados nas redes sociais da SPS. As reuniões que acontecem desde o início de maio têm buscado promover o diálogo dentro das casas e orientar o gerenciamento de conflitos familiares, que agora são mais intensos.

 

Programação.

 

11/06 (Quinta-feira),18h

“Em casa ou no condomínio, não estamos sozinhas: todas contra a violência doméstica.” 

Convidada: Deputada Augusta Brito (Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará)

 

18/06 (Quinta-feira), 18h

“Educação Não-Discriminatória: a importância do debate de gênero na escola e na universidade.” 

Convidada: Profª. Dra. Helena Frota (Coordenadora do Observatório da Violência contra a Mulher da Universidade Estadual do Ceará – UECE)

 

25/06 (Quinta-feira), 18h

“Mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais: lutar por mais direitos e liberdade de amar” 

Convidada: Sílvia Cavalleire (Coordenadora de Articulação Regional de Políticas para as Mulheres da SPS)