CeArt realiza ciclo de capacitação de artesãos à distância

18 de junho de 2020 - 11:39

A capacitação dos artesãos cearenses é um dos principais focos da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Durante o enfrentamento à pandemia, a Central investe em alternativas para que os serviços prestados tenham continuidade, por isso, deu início à realização de aulas à distância para artesãos dos municípios de Lavras da Mangabeira e Juazeiro do Norte.

 

As turmas beneficiadas já tiveram aulas práticas presenciais realizadas antes da determinação do isolamento social no Estado, e, através das conferências na plataforma Skype, estão tendo a oportunidade de concluir os cursos. Nos encontros, são debatidos temas como empreendedorismo, precificação, marketing, e atendimento. “A realização das aulas virtuais é um passo importante de adaptação para que o fortalecimento do artesanato cearense através do conhecimento não pare. Com os cursos, os artesãos aprimoram as técnicas e a gestão de seus negócios, se modernizando e se tornando mais competitivos no mercado”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

 

Nesse novo contexto, o instrutor Jardson Castro conta sobre a experiência e o retorno que tem recebido: “Sempre trabalhamos com a aproximação física dos nossos alunos e essas aulas, de início, foram um desafio, porque pensamos que poderia ser difícil conseguir a interação, a participação, mas o resultado tem nos surpreendido. Na prática, quebramos o gelo da distância e está tudo funcionando muito bem, estamos conseguindo entregar o conteúdo e obter respostas positivas dos alunos”.

 

Para os alunos, o retorno das aulas é de grande importância, como destaca a artesã Suêli Cezário, que trabalha com o trançado em palha: “Para mim isso tudo é novo, não tenho muita experiência com tecnologias, mas vou aprendendo. Está sendo muito bom participar, ter contato com temas importantes, principalmente a precificação de nossos produtos. O curso está sendo de grande serventia tanto para mim quanto para os companheiros do grupo”.