Capacitação: Mais de cem jovens aprendem sobre vídeo-entrevista e criação de currículo

3 de agosto de 2020 - 16:49

Manter a calma e o foco em uma entrevista on-line são alguns dos desafios que surgiram com a pandemia. Para auxiliar o público na busca por inserção no mercado de trabalho, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) ofertou, por meio dos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), oficinas virtuais com dicas e abordagens sobre os cuidados que se deve adotar nesta nova dinâmica social. As oficinas, que iniciaram no dia 30 de julho e encerram nesta quarta-feira (04), contemplaram 168 alunos, divididos em três turmas.

Estudante de Serviço Social, Kyara Milena (20), se inscreveu na oficina através do CITS José Walter, um dos sete CITS localizados na periferia da Capital. “Eu já fiz os cursos de Libras e Maquiagem no CITS e agora estou aproveitando essa oportunidade para aprender quais as principais mudanças e atitudes para alcançar uma vaga de emprego”, conta a aluna, que também lembra da importância de se adaptar ao novo: “Eu aprendi na oficina que quem se adapta mais rápido tem mais chances de se inserir no mercado de trabalho, além de entender um pouco mais sobre seguridade e a importância de conhecer meus direitos”, completa Kyara Milena.

“Criamos turmas nos três turnos e queremos abranger, prioritariamente, a população das áreas já contempladas pelos CITS. É muito importante atualizarmos o que ofertamos à população e garantirmos um apoio nesse momento”, explica a titular da SPS, Socorro França.

Os CITS oferecem atividades voltadas para qualificação profissional e ações voltadas para áreas de esporte e cultura. As oficinas acontecem através da plataforma Google Meet. Além da temática da construção de um currículo on-line atrativo e a vídeo-entrevista, as oficinas abordam temas como o acesso aos benefícios socioassistenciais no Estado; direitos dos trabalhadores; novas formas de trabalho no contexto da pandemia; e medidas de prevenção ao contágio e disseminação da Covid-19.

Inclusão profissional
“Neste ano de 2020, nós iniciamos com cursos de qualificação e oficinas de inclusão socioprodutiva abordando aspectos de postura profissional, como elaborar um currículo atrativo, dentre outros temas. E observamos que desde o início da pandemia várias empresas adotaram as entrevistas on-line. Toda essa mudança tem sido um desafio para o nosso público”, destaca a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Robertha Arrais.

A massoterapeuta Arianne Andrade (28) conta que foi no CITS do Conjunto Ceará que ela encontrou sua profissão. “Foi no CITS que eu descobri minha paixão pela área da beleza aliada a saúde. Não perco nenhuma capacitação, sempre que posso participo dos cursos. Nesta nova formação sobre atualização de currículo estou aprendendo muito, principalmente sobre meus direitos e deveres enquanto cidadã. Tenho certeza que vou sair dessa capacitação muito mais confiante para buscar minha realização profissional”, completa a aluna.