SPS firma parceria com MP para atendimento de mulheres que denunciaram assédio e exposição nas redes sociais

3 de agosto de 2020 - 14:48

Trinta e uma mulheres que denunciaram situações de violência sexual no movimento #Exposed já foram atendidas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (Cravv). O atendimento é feito em conjunto com o Ministério Público, por meio do Núcleo de Apoio à Vítima de Violência (Nuavv). 

A titular da SPS, Socorro França, explica que a parceria foi possível graças a um termo de colaboração técnica para atuar em conjunto com o Ministério Pùblico. “Essa parceria tem sido de grande importância para unirmos esforços no atendimento à população cearense”, destaca, lembrando que a parceria com o Cravv já ocorreu em outras situações e isso tem ampliado o alcance dos programas da Secretaria. 

Para a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, o cuidado que as técnicas da SPS têm na abordagem é decisivo para que mais pessoas se sintam empoderadas a denunciar as violações de direitos. “Fazer um atendimento que priorize o acolhimento é fundamental tanto para a pessoa que está denunciando uma situação quando para estimular que outras pessoas busquem ajuda em situações diversas de violações de direitos”, pontua.

“Nós estamos unindo esforços para dar o suporte necessário para que as mulheres possam denunciar sem medo. Um dos pontos mais importantes e que temos  priorizado é o atendimento humanizado, de modo a não revitimizá-las”, destaca o coordenador de Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa.

Os atendimentos vêm acontecendo desde o último dia 23 de junho. Após esse primeiro encontro que tem ocorrido de forma presencial, elas são acompanhadas pela equipe multidisciplinar, formada exclusivamente por mulheres, com assistentes sociais, psicólogas e advogadas. 

Após avaliação de cada caso, são feitos encaminhamentos para a rede socioassistencial e, se necessário, para programas de proteção. Neste período de distanciamento social, o Cravv mantém também o atendimento remoto, por meio do telefone 98895-5702 ou pelo e-mail: cravv.ce@gmail.com. O Cravv fica na R. Silva Paulet, nº 334, Meireles.