Programas Primeiro Passo e Criando Oportunidades renovam identidade visual

29 de setembro de 2020 - 16:52

Ferramentas de inclusão social e profissional, os programas Primeiro Passo e Criando Oportunidades atuam em todo o Ceará capacitando jovens e adultos em busca do primeiro emprego ou de conhecimento para iniciar o próprio negócio. Agora, os programas organizam-se para a retomada presencial de cara nova, com uma identidade visual mais moderna. Os programas do Governo do Ceará são coordenados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

“Os programas de capacitação profissional do Governo do Ceará, executados pela SPS, têm alcance em todo o nosso Estado. O Primeiro Passo tem 14 anos e já é conhecido pela grande pela maioria dos jovens cearenses. Muitos vislumbram nele uma perspectiva de mudança de vida. Mudar sua identidade visual foi um desafio, mas também uma forma de dizer que estamos atentos às inovações tecnológicas e também de comportamento”, pontua a titular da SPS, Socorro França. A identidade visual dos programas foi desenvolvida pela Coordenadoria de Publicidade da Casa Civil

Nesses 14 anos, o programa mudou a história de pessoas como Anália Araújo. Dez anos atrás, ela ingressou no Primeiro Passo e conquistou seu primeiro emprego. Hoje, graduada em Administração de Empresas e responsável pelo departamento pessoal e de recursos humanos da Fujisan, Anália lembra de seu início como Jovem Aprendiz.

“Foram 11 meses de capacitação e muita aprendizagem prática. Uma das coisas que trago comigo desde aquele tempo, e que me transformou inclusive enquanto ser humano, foi sobre tratar as pessoas de forma humanizada e digna”, recorda. Anália conta que colocando em prática tudo que ouvia no curso, logo teve seu trabalho reconhecido. “Lembro que até recebi uma medalha de homenagem e fui efetivada na empresa. Era o início de um sonho”, diz, complementando orgulhosa: “Dedico todo esse sucesso a Deus e ao projeto, que me possibilitou experiência e oportunidade”.

“A repaginada nas nossas logomarcas quer mostrar claramente os objetivos dos programas, ressaltando a ideia das portas abertas às oportunidades que transformam. A ideia agora é conquistar um público ainda maior para participar das nossas capacitações”, ressalta a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Robertha Arrais, destacando que o Criando já tem 12 anos de oferta de capacitação.

Quem tem sua história marcada pelo Criando Oportunidades é Luciana Sousa. Ela, que já foi aluna, hoje é instrutora do programa. “Eu acredito muito que nós criamos as oportunidades, elas não batem à nossa porta, e eu cheguei no programa nessa busca”, explica ela, que participou de cursos na área de estética e se identificou com a massoterapia. “Depois do curso, investi em materiais para trabalhar. Comprei maca, cadeiras, cremes e acessórios, me aprofundei na área e fui atender em domicílio. Um tempo depois fui chamada para ser instrutora do Criando, o que me deixou muito emocionada, pois foi através destes cursos que eu iniciei meu trabalho e consegui ter minha própria renda” explica Luciana Sousa.

Entre 2019 e 2020, foram capacitados através dos Programas Primeiro Passo e Criando Oportunidades, 11.949 pessoas. O Primeiro Passo atende um público entre 15 e 29 anos e atua nas linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário e Jovem Bolsista. O programa contempla mais de 100 municípios cearenses, tendo hoje uma rede de empresas parceiras, órgãos públicos e associações. Já o Criando Oportunidades oferta cursos de qualificação social e profissional para mulheres chefes de família, cadastradas no CADÚNICO, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis.