Artesanato: Trinta grupos produtivos participam da 60ª Feirart no Shopping Aldeota

5 de novembro de 2020 - 15:50

Com uma seleção única das belezas do artesanato cearense, em formato seguro e reduzido, a 60ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart) teve início, na manhã desta quinta-feira (05), no piso L1 do Shopping Aldeota. Com 30 grupos produtivos, a programação deste ano homenageia o trabalho das rendeiras do Ceará e traz oficinas gratuitas de artesanato. A feira é uma ação do Governo do Estado, por meio da Central de Artesanato do Ceará, equipamento administrado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, e segue até sábado.

 

Madeira, palha, renda, crochê. Muitas são as matérias-primas, tipologias e técnicas na feira que, além de expandir a visibilidade das peças feitas à mão, tem o objetivo de colaborar com a geração de renda dos grupos participantes. Com o trabalho em couro, o artesão Pierre Batista, do Movimento do Artesanato Consciente, aposta na força da Feirart para alavancar as vendas na reta final do ano: “A pandemia fechou espaços, e a CeArt, com esse novo formato de feira, reabre essas portas de uma forma inteligente para que nós artesãos possamos voltar a comercializar nossos produtos”.

 

Reencontrando os parceiros de ofício e sendo homenageada pelo trabalho com renda de bilro, Raimunda Rubinete, do Eusébio, conta sobre a experiência de participar de mais uma Feirart: “Quando recebi o convite eu nem pensei duas vezes, porque esse é um momento muito especial. Eu tenho outras atividades, mas a renda é parte de mim, da minha família, e está sendo maravilhoso participar desse evento”.

 

A titular da SPS, Socorro França, observa que a feira é uma possibilidade de expandir as vendas e de fortalecer a relação das pessoas com o artesanato cearense. “O artesanato é nossa cultura, é a arte do nosso povo. Quando fortalecemos o artesanato, fortalecemos também nossa história”, destaca Socorro França.

 

A coordenadora do desenvolvimento do artesanato do Ceará, Patricia Liebmann, destaca a importância do apoio ao artesanato para a recuperação da atividade: “É muito gratificante, mesmo em um ano difícil como o que vivemos, termos a oportunidade de realizar mais uma edição da nossa Feirart, que é esperada com ansiedade e alegria pelos nossos artesãos. Com o apoio do Estado, os artesãos participantes alcançam novos públicos com a apresentação e venda de suas produções, além de fortalecerem, de modo geral, o artesanato e a cultura do nosso Ceará”.

 

Os visitantes, além de apreciar e adquirir as peças artesanais, também podem aprender a produzir. Às 11h, 16h e 19h, são ofertadas oficinas gratuitas e abertas ao público no piso L2. Na quinta, os participantes aprendem a fazer peças em couro, na sexta, a técnica ensinada é macramê e no sábado, areia colorida.

 

SERVIÇO

60ª Feirart
5 a 7 de novembro, das 10h às 21h
Shopping Aldeota – Piso L1