Artesanato cearense consolida presença em pontos estratégicos de Fortaleza

9 de novembro de 2020 - 08:47

O artesanato cearense ganha mais um local de comercialização na área nobre da cidade. O Governo do Ceará inaugurou neste sábado (7) a nova loja da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Localizado no piso L2 do Shopping Aldeota, o espaço pode ser visitado de segunda a sábado, de 10h às 21h, e aos domingos, de 13h às 19h.

 

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, reforça o convite para um verdadeiro mergulho na cultura e tradição do estado através do legítimo artesanato cearense. “A loja está belíssima. Convido a todos vocês para apreciarem o nosso artesanato. Os artesãos têm um trabalho gigante, deixando a nossa cultura cada vez mais rica e viva. Vocês vão encontrar as diversas tipologias artesanais para comprar, dar de presente e apreciar e, com isso, valorizar o nosso artesão. É mais um espaço implantado pelo Governo do Ceará para estimular geração de renda para os artesãos”. Ela ainda destacou realização da 60ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart), durante três dias no Shopping Aldeota, pelo Governo do Ceará, que proporcionou mais uma oportunidade para o artesão comercializar seus produtos e ampliar contatos para futuras vendas. No total, o Estado já apoiou e realizou cerca de 340 eventos desde 2015.

 

A titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, destaca a importância da abertura de mais um ponto de vendas: “É muito satisfatório entregar uma loja tão bonita, confortável e moderna, sem deixar de valorizar a nossa tradição. Ter esses trabalhos em mais um ponto da nossa cidade é um benefício tanto para os artesãos, que contam com mais oportunidades de vendas, quanto para os clientes, que tem mais uma opção de acesso ao legítimo artesanato cearense”.

 

Para vir à Feirart, os artesãos aproveitaram hospedagem na Casa do Artesão Cearense, entregue pelo Governo do Ceará em setembro. Com uma estrutura que comporta até 50 artesãos, o espaço possui dormitórios masculinos e femininos, cozinha completa, banheiros, sala de convivência e jardim. A casa fica localizada na Rua Idelfonso Albano, 725, e recebeu cerca de 15 artistas do interior do Estado que necessitam de estadia em Fortaleza e agendaram hospedagem durante os dias do evento.

 

A artesã Nayara Santos de Paraipaba foi uma das artesãs que ficou hospedada na Casa do Artesão. Ela ressaltou a importância do apoio do Governo ao artesão. “A Casa do Artesão é um apoio sem precedentes. A maioria de nós não tem parente em Fortaleza, não tem ponto de apoio. A Casa do Artesão é um suporte maravilhoso pra gente. Eu estou representando o meu grupo de mulheres, Fulô do Litoral, e passei esses três dias hospedada para participar da Feirart. Para nós, o sentimento é de muita gratidão por tudo isso que está acontecendo, de todo esse apoio que a gente está recebendo”. Ela pontuou ainda a participação na Feirart. “A Feirart para nós, do grupo Fulô do Litoral, sempre foi um sonho e está concretizando isso hoje é maravilhoso. Para nós essa Feirart é um presente do céu, que a gente está sendo apoiada e reconhecida de todas as formas. A gente fez muitos contatos, que não só gerou venda agora, mas ficou pra depois, contatos que vão gerar futuras alianças, que trarão muito benefício e renda pro nosso grupo”, completou.

 

Artesanato em novos pontos

Outras opções para a aquisição de peças do artesanato cearense na região são a loja colaborativa Birds, do Shopping Jardins Open Mall, inaugurada em outubro, e a loja localizada no piso L2 do Shopping RioMar Fortaleza. À frente da CeArt, a coordenadora Patrícia Liebmann afirma: “Não temos medido esforços para ampliar o apoio dado aos artesãos do Ceará. Com a implementação da nossa loja on-line no início desse ano e a abertura de novos pontos físicos de venda no Jardins Open Mall e agora no Shopping Aldeota, queremos levar nossos produtos e o reconhecimento dos responsáveis por esses trabalhos cada vez mais longe”.

 

Além das vendas, o artesanato está presente na exposição Janelas CasaCor, que exibe o trabalho de arquitetos e designers cearenses com peças de 55 artesãos na mostra que acontece até 25 de novembro, na Praia do Mucuripe.

 

Serviço

Loja CeArt – Piso L2 do Shopping Aldeota
Funcionamento: de segunda a sábado, de 10h às 21h, e aos domingos, de 13h às 19h.

 

Fotos: Ariel Gomes