Apoio e acolhimento: conheça a Casa do Artesão Cearense

21 de janeiro de 2021 - 11:38

Desde setembro de 2020, os artesãos do interior contam com um importante apoio oferecido pelo Governo do Ceará: a Casa do Artesão Cearense – Diomar Freitas Dantas. Com estadia gratuita para cadastrados na Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, e Direitos Humanos (SPS), o local vem recebendo artesãos, se fortalecendo como uma alternativa para a redução de custos em viagens para entrega ou compra de materiais, participação em eventos ou outras demandas desses profissionais.

 

“Esse espaço cumpre um papel social importantíssimo, dando mais dignidade para todos do setor artesanal. Além de garantir uma economia financeira para os artesãos que necessitam desembarcar em Fortaleza, por não terem como arcar com os custos de hospedagens, eles ainda aproveitam toda a qualidade e conforto que o local oferece”, salienta a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Próxima do centro da cidade, da região litorânea e dos principais pontos comerciais da capital, a Casa do Artesão está localizada na rua Ildefonso Albano, em um local de fácil acesso. “Com essa estrutura, atendemos a uma demanda pertinente dos artesãos e temos recebido feedbacks positivos de quem utiliza o espaço, fazendo valer a atenção e a dedicação que o Estado empenha ao artesanato cearense”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

 

Vinda de Tauá para a entrega de encomendas na CeArt, a artesã Marilac Moreira, do grupo TAUART, está hospedada na Casa e conta sobre a experiência: “A CeArt é uma grande parceira nossa para que o artesanato consiga se manter firme, e a hospedagem na Casa do Artesão é uma assistência muito importante, com uma equipe à disposição, segurança, tudo melhor do que a gente imaginava, por isso, só temos que agradecer pelo tratamento e pelo carinho”.

 

A casa possui estrutura que comporta até 50 pessoas, com dormitórios masculinos e femininos, cozinha completa, banheiros, sala de convivência e jardim. Cada artesão, a depender da necessidade, pode trazer um acompanhante e permanecer por até 15 dias hospedado. Para fazer reservas, os artesãos devem enviar seus dados (nome completo e número da identidade artesanal) e detalhamento da demanda (motivo da viagem e datas desejadas) para o WhatsApp 85 9729 9625 com no mínimo 48 horas de antecedência.

 

O espaço está dentro de um pacote de iniciativas que visam fortalecer cada dia mais o artesanato cearense, como detalha a coordenadora da CeArt, Patricia Liebmann: “A hospedagem gratuita é uma das frentes de apoio proporcionadas pela Central, que também realiza e participa de eventos, oferta capacitações e inaugurou recentemente novos pontos de vendas, para movimentar o mercado, gerando renda e oportunidades de forma contínua”.