Ceart abre inscrições para três novos cursos à distância para artesãos cadastrados

9 de abril de 2021 - 12:42

 

Aprimorar o design moderno sem perder a regionalidade, e promover o empreendedorismo. Esses são os objetivos dos três novos  que a Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça,Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), oferta a partir de segunda, dia 12. As inscrições para os cursos, que serão na modalidade Ensino à Distância (EaD), estão abertas e podem ser feitas nesse link.  

“Nesse momento de pandemia, é importante que nossos artesãos continuem a ser capacitados, estimulados no processo criativo e inovador que lhes é peculiar. Se não podemos fazer cursos presenciais, promovemos cursos virtuais para maior capacitação desse segmento tão importante para a história artística e cultural do Ceará”, destaca Socorro França, titular da SPS. 

Os cursos serão Bordado à Mão para Iniciantes, Fundamentos do Design Aplicado ao Artesanato e Desenvolvimento de Coleção para Produtos Artesanais. O curso de bordado será ministrado pela professora Laura Rodrigues; Fundamentos do Design, pela estilista Nicolle Mota; e Desenvolvimento de Coleção pela instrutora Jô de Paula. 

Cada curso oferta 50 vagas, todas para artesãos cadastrados na CeArt. As aulas poderão ser assistidas entre os dias 11 e 22 deste mês. “Nosso objetivo é capacitar o maior número de artesãos, para que desenvolvam novos produtos de qualidade, e possamos certificá-los com o Selo Ceart”, explica, a gerente de Certificação, da CeArt, Lúcia Coelho. Ela explica que a capacitação virtual e as vendas online estão dando visibilidade e abrindo novos espaços de comercialização para os artesãos. Em março último, acrescenta Lúcia Coelho, outros dois cursos, à distância, foram realizados, capacitando 146 artesãos, em três turmas, sendo duas na Região do Cariri, e uma no município de Uruoca, na região de Sobral. 

Formação dos professores

Laura Rodrigues é graduada em Psicologia pela Unifor, e trabalha com bordado autoral desde 2015. Jô de Paula é graduada em Estilismo em Confecção Industrial pelo Senac/Cetiqt do Rio de Janeiro. Nicolle Mota é graduada em Design e Moda, pela Faculdade Estácio/FIC e em Gestão Financeira, pela Faculdade Ateneu.