Credenciamento público seleciona novos artesãos e entidades para comercialização nos espaços da CeArt

11 de maio de 2021 - 12:22

Novas oportunidades se abrem para artesãos e entidades que buscam ampliar produção, vendas e a comercialização de peças e coleções artesanais. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), está credenciando, até o dia 21 de maio, artesãos e entidades artesanais ao Fundo Estadual do Desenvolvimento e Comercialização do Artesanato (Fundart).

Os interessados em participar do credenciamento público devem enviar o formulário de inscrição e documentação para o e-mail editalceart@sps.ce.gov.br. O edital completo está disponível no site www.sps.ce.gov.br. “O artesanato é fruto da inspiração, criatividade e riqueza da cultura popular de nossa gente, mas é também trabalho e fonte de renda para muitos de cearenses. Esse edital abre novas vitrines, cria oportunidades para que mais artesãos e entidades produzam e vendam suas peças nas lojas da CeArt”, destaca a titular da SPS Socorro França.

Podem participar da seleção, artesãos ou entidades cadastrados no Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará e que desenvolvam peças trabalhadas em matérias-primas em estado natural ou manufaturadas. Os habilitados devem demonstrar domínio integral de processos e técnicas de produção, em pequena escala, que expressem criatividade, habilidade, qualidade, identidade e valor cultural.

A análise da documentação e a avaliação da capacidade técnica e de conhecimento do segmento artesanal serão realizadas por comissão nomeada pela SPS. O resultado da seleção final será divulgado em 31 de maio, no site da Secretaria.

“A abertura do edital é mais uma oportunidade para que artesãos cadastrados comercializem suas peças artesanais na CeArt, gerando renda e fomentando a economia no Estado. Todo o processo está sendo realizado de forma virtual, facilitando o acesso de artesãos de todo o Ceará”, acrescenta a coordenadora de Artesanato, Patrícia Liebmann.

Ela destaca que, além das lojas físicas, a CeArt tem firmado seu espaço no mercado eletrônico, com vendas para todo o Brasil. O Ceará reúne, hoje, 35.054 artesãos cadastrados na CeArt e conta com 1.936 credenciados a prestarem serviços e produtos. A Central trabalha e comercializa criações de 16 tipologias artesanais diferentes.

Mas informações podem ser obtidas no e-mail coordenacao.ceart@sps.ce.gov.br