SPS e Câmara Municipal firmam parceria para oferta de serviços de cidadania no Legislativo Municipal

11 de maio de 2021 - 10:48

O fortalezense conquista novos espaços de cidadania e atendimento humanizado para mediação de conflitos comunitários. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) celebraram dois termos de cooperação técnica para disposição dos serviços do Balcão do Cidadão e do Núcleo de Mediação e Cultura de Paz, nas dependências do legislativo municipal.

Os termos de cooperação foram assinados pela titular da SPS, Socorro França, e pelo presidente da CMF, o vereador Antônio Henrique. “Esses serviços são de extrema relevância para a cidadania. As pessoas que buscam atendimento na Câmara Municipal, incluindo os próprios servidores, encontrarão o Balcão do Cidadão e serviços de mediações de conflitos comunitários”, destaca a secretária Socorro França.

O Balcão do Cidadão vai realizar emissão da Carteira de Identidade (RG), 1ª e 2ª vias do CPF, certidão de antecedentes criminais e prestar orientações sobre seguro-desemprego e Carteira de Trabalho. Serão ofertadas 50 senhas, por dia, sempre às terças e quintas-feiras.

Os Núcleos de Mediação realizam conciliações de conflitos comunitários, familiares e de vizinhança. “A mediação comunitária de conflitos é fundamental para encontrarmos a paz social. É muito importante a população saber que, diante de um conflito caseiro, social, tem um espaço de apoio, de conversa, de negociação para dialogar e encontrar a solução dos seus problemas”, acrescenta Socorro França.

“A partir desses convênios, com esses serviços de cidadania e de intermediação de conflitos ofertados pela SPS, a Câmara Municipal vai estar cada vez mais perto das pessoas. Esse também é o nosso papel, é o nosso compromisso como legislador”, destacou Antônio Henrique. “Estamos reformando as instalações. A proposta é iniciarmos a prestação dos serviços em junho próximo”, sinaliza o presidente da CMF.