Caminhão do Cidadão atende seis comunidades de Fortaleza nesta semana

14 de julho de 2021 - 14:41

O Caminhão do Cidadão, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), estende sua rota de serviços de cidadania à população e visita mais seis comunidades e bairros da Capital. Nesta semana, até sexta-feira, 16/7, o Caminhão atenderá, presencialmente, centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estão impossibilitadas de acessar serviços de emissão de documentos ofertados pelo governo do Estado.

“Se o cidadão não pode ir até aos postos de atendimento, aos Vapt-Vupts e Casa do Cidadão, levamos, gratuitamente, os serviços de cidadania até ele, até as comunidades mais vulneráveis socialmente. Cidadania é direitos de todos e garantir a cidadania é um dos objetivos do Caminhão do Cidadão”, destaca a titular da SPS, Socorro França. Na semana passada, o Caminhão visitou cinco comunidades de Fortaleza.

O percurso do Caminhão do Cidadão começou pela Praia do Futuro. Até sexta-feira (16), uma unidade ofertará serviços no Instituto Sonhando e Realizando, no Bairro Passaré. Na quinta-feira (15), o Caminhão realizará ações na União dos Jovens do Vicente Pinzon, no Cais do Porto, e no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), do Bairro José Walter.

Na quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, estará no Campo da Asa, na Praia do Futuro. O roteiro da semana será concluído no dia 16, na Associação Mãos Dadas, no Conjunto Palmeiras. Os atendimentos são realizados das 8h às 16h, mediante agendamento pelo usuário, na própria comunidade. Por dia, são ofertadas 70 vagas.

Entre os serviços ofertados, presencialmente, nas unidades do Caminhão do Cidadão, estão a emissão das 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), 1ª via do CPF e emissão do comprovante, emissão do atestado de Antecedentes Criminais, impressão da Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital). “Tudo continua sendo realizado em conformidade com as regras sanitárias de prevenção à Covid-19, definidas pelo governo do Estado”, informa o coordenador de Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa.