Caminhão do Cidadão atende mais 11 comunidades de Fortaleza e Caucaia

19 de julho de 2021 - 13:51

Mais 11 comunidades de Fortaleza e Caucaia recebem, nesta semana, os serviços do Caminhão do Cidadão, equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) que percorre a cidade levando à população a emissão da documentação básica. De hoje (19) até sexta (23), equipes do Caminhão atenderão, presencialmente, centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estão impossibilitadas de acessar serviços de emissão de documentos ofertados pelo governo do Estado.

“Com a retomada das atividades, o Caminhão do Cidadão retornou sua rotina de levar, presencial e gratuitamente, os serviços de cidadania a quem mais precisa. Em 15 dias, centenas de pessoas foram assistidas e, nesta semana, vamos atender mais 11 comunidades. Toda semana temos um percurso diferente, em novos bairros, novos povoados”, anuncia a titular da SPS, Socorro França.

O Caminhão do Cidadão inicia a rota desta semana na comunidade do distrito de Capuan, em Caucaia, onde permanece até terça-feira. Ainda na segunda, haverá ações no Projeto Irmão Sol, no bairro Canindezinho, em Fortaleza. Amanhã (20), estará na Casa Dodó, no bairro Vila Velha 2, e na Praça da Juventude, na Granja Portugal.

O percurso prossegue na quarta-feira (21), nos bairros Moura Brasil, Floresta, na Areninha do Pirambu e na Parquelândia, onde permanece por três dias. Na quinta-feira (22), o Caminhão vai ao Bairro Henrique Jorge, e encerra as atividades da semana, nas comunidades do Bom Sucesso e Granja Lisboa.
“Os atendimentos são realizados das 8h às 16h, mediante agendamento pelo usuário, na própria comunidade. Por dia, são ofertadas 70 vagas. Tudo realizado de acordo as normas sanitárias de prevenção à Covid-19, definidas pelo governo do Estado”, informa o supervisor do programa Caminhão do Cidadão, Isaac Lima.

Entre os serviços ofertados, presencialmente, nas unidades do Caminhão do Cidadão, estão a emissão das 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), 1ª via do CPF e emissão do comprovante, emissão do atestado de Antecedentes Criminais, impressão da Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital).