Caminhão do Cidadão inicia agosto atendendo mais dez comunidades da RMF e Ocara

2 de agosto de 2021 - 17:02

O Caminhão do Cidadão, unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), inicia nova rota em agosto e leva serviços de emissão de documentos básicos de identificação a mais seis bairros de Fortaleza, três de Caucaia, e à sede do Município de Ocara. Em julho, o Caminhão percorreu 35 comunidades da Capital, Maracanaú, Caucaia e Quiterianópolis, e atendeu mais de duas mil pessoas.

“O Caminhão do Cidadão segue avançando. Nesta semana, mais dez comunidades serão assistidas. Em geral, são atendidas pessoas em situação de vulnerabilidade social, sem condições de deslocamento ou de acessar os serviços de emissão de documentos ofertados pelo Governo do Ceará. Levar cidadania a quem mais precisa é a proposta do Caminhão”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

O Caminhão do Cidadão inicia o percurso, nesta segunda-feira (2), pelo distrito de Boqueirão, em Caucaia, e pela sede de Ocara, onde ofertará serviços até quarta-feira (4). Nessa data, serão atendidas também as comunidades do Distrito Bom Jesus, em Caucaia, e do bairro de Jacarecanga, em Fortaleza. Na quinta-feira (5), o equipamento atenderá a população do Poço da Draga e do Planalto Airton Sena, na Capital, e do Conjunto Timbó, em Maracanaú, onde permanece até sábado (7).

Na sexta-feira (6), serão assistidas as comunidades do Jangurussu e Bonsucesso, em Fortaleza. A rota desta semana será concluída no sábado, na Praia do Icaraí, em Caucaia. Entre os serviços ofertados, presencialmente, nas unidades do Caminhão do Cidadão, estão a emissão das 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), 1ª via do CPF e emissão do comprovante, emissão do atestado de Antecedentes Criminais, impressão da Declaração de NIS e orientações para fazer a Carteira de Trabalho (CTPS Digital).

“Por dia, são ofertadas 70 vagas. Os atendimentos são gratuitos e realizados no período das 9h às 16 horas, mediante agendamento pelo usuário, na própria comunidade”, informa o supervisor do programa Caminhão do Cidadão, Isaac Lima. “Retornamos à normalidade dos serviços, mas mantendo todas as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus sendo adotadas rigorosamente”, acrescenta.