Prevenção e Cuidado na CE: municípios recebem projeto para tratar de política sobre drogas

3 de agosto de 2021 - 17:08

Os municípios de Ibaretama, Banabuiú, Ocara e Alto Santo recebem, nos dias 4, 5, 11 e 31 de agosto, o projeto Prevenção e Cuidado na CE, uma ação de política sobre drogas, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O projeto promoverá workshops, fóruns de debates e atendimentos itinerantes pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD), com ações de prevenção, orientação, apoio e cuidados para pessoas com problemas pelo uso de álcool e outras drogas, e em situação de vulnerabilidade social.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, o projeto pretende melhorar o acesso de usuários de álcool e outras drogas aos serviços ofertados pelo Estado; estimular a formação de profissionais, estudantes e pessoas interessadas com a temática; e fortalecer a integração com os municípios.

A secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques, destaca o significado do projeto às comunidades do Interior cearense. “O uso recorrente de álcool e demais drogas é uma realidade em várias cidades e nos preocupa muito. A proposta é, além de ofertar serviços, capacitar gestores públicos e pessoas que atuam com a temática e promover a criação, reativação e fortalecimento dos conselhos municipais de políticas sobre drogas, para atuarmos juntos nessa luta. Precisamos olhar esse problema para além dos centros urbanos”, defende.

O projeto Prevenção e Cuidado na CE será desenvolvido nesta quarta-feira (4), em Ibaretama e na quinta (5), em Banabuiú. No dia 11, as ações chegam a Ocara, e no dia 31, a Alto Santo. A programação é semelhante nos quatro municípios. Pela manhã, a partir das 8h, será promovido o Workshop Política sobre Drogas, voltado para profissionais das secretarias municipais e demais atores sociais interessados no tema.

À tarde, às 14h, prefeitos, secretários e técnicos municipais se reúnem no Fórum Social de Políticas sobre Drogas, com representantes de classe e da juventude, iniciativa privada, empreendedores e trabalhadores. Ao longo do dia, a equipe multiprofissional do CRD percorre pontos da cidade, divulgando serviços e realizando atendimentos ao público.