Atividades do Praia Acessível retomam com agendamento prévio

10 de agosto de 2021 - 09:44 # # #

O banho de sol e de mar, e o lazer na beira da praia, interrompidos pela pandemia, voltam a ser ofertados pelo projeto Praia Acessível a pessoas com deficiência física ou com baixa mobilidade. A partir desta quarta-feira (11), a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) retoma as atividades da estação da Praia de Iracema. O projeto é idealizado pelo Governo do Ceará e conta, na Capital, com parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor).

O Praia Acessível oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, e apoio personalizado e seguro de cuidadores. O serviço é ofertado de quarta-feira a domingo, das 9h às 13h, com uso de equipamentos de proteção individual, durante todo o período do banho. Para a retomada, os usuários deverão cumprir todas as medidas sanitárias, com uso de máscaras até o momento do banho de mar. A ação integra o pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

“Convido as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que visitem o projeto e aproveitem o banho de mar. Fico muito feliz de voltarmos a proporcionar momentos de lazer e socialização para o público do Praia Acessível de forma segura e seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia. E uma boa notícia é que em breve vamos entregar mais duas estações nos municípios de Aracati e Jijoca de Jericoacoara”, ressalta a primeira-dama.

“O lazer, a praia para pessoas com deficiência física, limitava-se ao calçadão ou à área de areia. O Praia Acessível mudou essa realidade, reduziu distâncias e limitações, e aproximou as pessoas de um gostoso banho de mar, com apoio e segurança totais. O atendimento cumprirá rigorosamente as medidas de segurança sanitárias estabelecidas pelo Governo do Ceará”, destacou a titular da SPS, Socorro França.

“Uma iniciativa muito bonita, que proporciona o prazer do banho de mar a pessoas com deficiência. É uma maneira de promover a inclusão social, por meio do lazer, proporcionando alegria e bem-estar. Parabenizo as secretarias envolvidas, no Estado e no Município, e também os profissionais que estão ali acolhendo os participantes e garantindo uma experiência segura”, ressaltou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

“É uma alegria muito grande poder retomar as atividades do Praia Acessível. Esse é um dos projetos mais bonitos que trabalhamos. É muito reconfortante ver a alegria das pessoas tendo contato com o mar – muitas delas pela primeira vez. Outra alegria imensa foi ver o projeto conquistar o primeiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2019, na categoria turismo social, conceito pelo Ministério do Turismo. Um reconhecimento muito importante”, destaca o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

Atendimento agendado
O atendimento ocorrerá em fases. Inicialmente, será individual e mediante agendamento prévio pelo e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br ou na própria estação, na Avenida Beira Mar, 848. O usuário deve apresentar o cartão de vacinação com as duas doses, ou dose única da vacina contra Covid-19. O acesso não será permitido caso a pessoa apresente sinais e sintomas de outras infecções e, caso possua comorbidades (diabetes, hipertensão etc), estas devem estar sob controle. Os profissionais que atuam na Estação estarão vacinados contra Covid-19.

O local dispõe de tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, vôlei e frescobol adaptados e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Governo do Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos do projeto, foram capacitados, dando total atenção aos banhistas. Os colaboradores estarão com máscara e luvas e, durante o banho de mar, com face shield.

O Praia Acessível é realizado por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as pessoas idosas e as pessoas com deficiência (Copid) da SPS. Desde o início do Programa, cerca de 7.800 pessoas já foram atendidas nas estações do Praia Acessível de Fortaleza e da Praia do Cumbuco, em Caucaia.

Funcionamento do Praia Acessível
Dias: Quarta-feira a domingo
Horário: 9h às 13h
Agendamento: Pelo e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br ou  na Estação de Fortaleza, na Avenida Beira Mar, 848.
Endereço: Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata, ao lado do Aterrinho, em Fortaleza