SPS disponibiliza serviços na Central da Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza

4 de outubro de 2021 - 12:22

Inaugurada na última sexta-feira (1º), a Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), disponibiliza uma série de serviços à população de Fortaleza e contará com ações da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Por meio da Coordenadoria da Cidadania, a SPS ofertará serviços de emissão de RG, de CPF, de Antecedentes Criminais e de CTPS Virtual. Inicialmente, os atendimentos da SPS serão realizados somente às terças e quintas-feiras, com a disponibilização de 50 senhas para cada dia. “Devemos também ampliar a parceria com a CMF, através do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider, para fortalecer as políticas de enfrentamento à violência, de proteção à vida e de mediação de conflitos comunitários”, afirma o coordenador da Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa.

Para a titular da SPS, Socorro França, expandir a oferta de serviços essenciais para a conquista de outros direitos, como é o caso da emissão de documentação básica, é cidadania em movimento. “Esta é a capital de um Estado que trabalha pela dignidade de todas, todos e todes. A Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira é mais um espaço onde nosso povo será atendido de forma gratuita e organizada, com horários devidamente agendados, com os protocolos sanitários sendo respeitados e, o que é fundamental, de forma humanizada, como já acontece nas unidades do Vapt Vupt e nas Casas do Cidadão, coordenadas pela SPS”, destaca a secretária.

O espaço concentra 10 órgãos com a oferta de 29 serviços aos fortalezenses. Além da SPS, o local oferece atendimentos do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider, MEI, Biblioteca José de Alencar, Ouvidoria do Legislativo, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do (Procon), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Segundo a CMF, a Central da Cidadania funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e tem capacidade de atender, a princípio, 112 pessoas por dia, o que representa 60% da capacidade total do serviço cuja limitação acontece em razão dos protocolos de saúde necessários referentes à pandemia de Covid-19. Todos os atendimentos devem ser agendados pelo site cmfor.ce.gov.br.

Link para agendamento: http://apps.cmfor.ce.gov.br/central-da-cidadania/#/public/schedules