Comitês Municipais Intersetoriais participam de encontros para políticas da Primeira Infância

6 de outubro de 2021 - 10:54 # # #

Representantes dos Comitês Municipais da Primeira Infância participam, nesta semana, do 3º Encontro Regional do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará. Na ocasião, eles dão continuidade à elaboração de Planos Municipais para Primeira Infância que englobam Assistência Social, Saúde e Educação, entre outros setores. O evento teve início nesta segunda (4) e segue até quinta-feira (7), com reuniões virtuais, sempre das 13h30 às 17h.

O encontro é uma iniciativa da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) com o Comitê Estadual da Primeira Infância. As reuniões são realizadas em parceria com o Instituto da Infância (Ifan) e vêm acontecendo desde abril de 2021.

O objetivo é entender estratégias, ações e metas para construção de planos municipais voltados para crianças de 0 a 6 anos de idade. “Os planos são específicos para a necessidade de cada município, por isso devem ser construídos por eles”, explica a coordenadora estadual do programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, Silvana Simões.

No primeiro encontro, os organizadores apresentaram a proposta de planos, dando como referência o plano nacional. O segundo discutiu e apresentou diagnósticos específicos para os planos.

A superintendente executiva do Ifan, Luzia Laffite, destaca que este é o grande diferencial deste ano e explica os processos do terceiro encontro. “Neste terceiro momento nós estamos apresentando a tabela, detalhando as ações, as metas a serem trabalhadas nos próximos três anos”, explica. “O Ifan está trazendo um roteiro para servir de base ou parâmetro para os municípios, trazendo o que é importante em um plano de primeira infância”.

Programação
Nesta segunda e terça-feira, 264 pessoas de 92 municípios participaram dos debates e apresentações. Entre eles estão representantes dos comitês consultivos do Cariri, Centro Sul, Litoral Leste, Litoral Oeste/Vale do Curu, Litoral Norte e Grande Fortaleza.

Os encontros seguem na quarta-feira (6), com presença de representantes de 42 municípios do Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba e Vale do Jaguaribe. A programação se encerra na quinta-feira (7), com 50 municípios do Sertão Central, Sertão de Canindé, Sertão de Crateús/Inhamuns e Maciço de Baturité.