SPS capacita municípios para melhor utilização das Areninhas

6 de outubro de 2021 - 10:00 # # # #

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) está promovendo curso de capacitação para profissionais que atuam nas Areninhas de 45 municípios cearenses. As Areninhas integram o Programa de Apoio às Reformas Sociais para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente do Ceará (Proares III).

A capacitação acontece no Hotel Beira Mar, com carga horária de 24 horas presenciais, distribuídas em duas turmas de 55 participantes. O objetivo é orientar os profissionais que atuam nas Areninhas dos municípios inscritos, informando-os sobre como desenvolver ações para comunidade que utiliza o equipamento social.

“O esporte é o maior instrumento transformador na vida de um jovem! Todos sabemos que a atividade física melhora a condição do aluno na escola e no convívio familiar. É por isso que o Estado está investindo na capacitação de profissionais que lidam diariamente com a realidade e a necessidade dessas comunidades. Investimos para ajudar a evitar que nossa juventude, nossas crianças se percam na ociosidade. Não é só entretenimento, é sobre salvar pessoas! A responsabilidade é de todos”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

O curso é voltado para os coordenadores municipais do Programa, representantes responsáveis pelas Areninhas e representantes do Programa.

Para a coordenadora técnica do Proares, Fátima Lourenço, a capacitação pode construir novos horizontes tanto para profissionais quanto para os jovens atendidos nos equipamentos. “Este curso além de contemplar um conteúdo pertinente às necessidades atuais de melhorias, faz com que os técnicos também entendam melhor as políticas do Proares. Essa capacitação é uma oportunidade de mostrar aos técnicos o papel que eles exercem frente às atividades com jovens, famílias, crianças e idosos nas Areninhas”, destaca a coordenadora.

Esporte e Lazer
As areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. O projeto tem objetivo de oferecer para a população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço de convivência, lazer e formação cidadã. Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais.

Municípios inscritos na capacitação
Acaraú, Aquiraz, Aracati, Acopiara, Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Granja, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapagé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Trairi e Viçosa do Ceará.