CeArt Itinerante leva a Sobral atendimento para artesãos nesta terça e quarta

18 de outubro de 2021 - 15:57

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Bia Ferro Gomes
Fotos: Divulgação

Município é o terceiro a receber iniciativa da Central de Artesanato do Ceará

Mais de 200 artesãos foram beneficiados com os serviços da CeArt Itinerante lançada este fim de semana, em Aracati e Icapuí. A iniciativa, idealizada pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, tem como objetivo levar a diversos municípios os atendimentos da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Agora será a vez de Sobral, distante 230 km de Fortaleza, receber a ação que conta com oficinas, cadastro e renovação das identidades artesanais, certificação de produtos, palestras e exposição e venda de peças nas 16 tipologias do artesanato cearense. O atendimento acontecerá no Centro de Convenções do município, de 19 a 20 de outubro.


“Temos o complexo da CeArt e a Casa do Artesão, em Fortaleza, mas a gente precisa ir até o interior do Estado para tirar as carteiras, fazer a curadoria dos produtos que são belíssimos, extraordinários. Abrimos uma loja no aeroporto de Fortaleza. E isso tem sido muito importante porque estamos dando visibilidade ao artesanato, dando condições para que o artesão lá do interior possa vender mais”, disse a primeira-dama, durante abertura da CeArt Itinerante, em Aracati.

“Os últimos anos foram de grandes investimento no artesanato cearense. Tivemos novos pontos de venda, a criação da Casa do Artesão, benefícios como isenção de impostos, certificação on-line, entre muitos outros. Ir ao interior conversar com os artesãos é aproximá-los de todos esses benefícios que são essencialmente para eles”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Em Sobral, a expectativa é atender até 150 artesãos durante os dois dias. “A CeArt indo até o artesão beneficia grupos produtivos e associações, tornando o processo de cadastramento mais rápido e prático para emissão de identidade artesanal. Além disso, temos a emissão do Selo Ceart, com a certificação de novos produtos artesanais que poderão ser comercializados nas lojas CeArt”, destaca a coordenadora de artesanato, Patrícia Liebmann.


O município de Sobral conta com 469 artesãos e uma associação cadastrados na CeArt. O trançado de palha de carnaúba é a técnica que predomina no artesanato local.
Através da emissão de identidades artesanais, a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos, a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas e a participação em feiras nacionais e internacionais com o apoio da CeArt.
No total, aproximadamente, 35 mil artesãos e/ou entidades artesanais estão cadastrados e 86 entidades artesanais ativas na Central de Artesanato do Ceará. De 2015 a agosto de 2021, 28.012 artesãos participaram de capacitações para o fortalecimento do artesanato e assessoramento técnico de melhoria da qualidade artesanal. No mesmo período, a CeArt já intermediou a comercialização de 387.145 peças artesanais, movimentando mais de R$ 11 milhões em vendas.

Projeto CeArt Itinerante
Sobral
Terça-feira, 19 de outubro – Das 9h às 19h
Quarta-feira, 20 de outubro – Das 9h às 11h
Local: Centro de Convenções

Serviços
• Oficinas
• Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais
• Certificação de Produtos
• Momento CeArt (Palestras sobre as ações desenvolvidas pelos setores da Coordenadoria de Desenvolvimento do Artesanato)
• Exposição e venda de Produtos das 16 tipologias artesanais