Artesanato cearense volta a circular em feiras nacionais

29 de outubro de 2021 - 16:41 # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Bia Ferro Gomes
Foto:Agência Brasil

CeArt retoma participação em eventos nacionais de comercialização e exposição

Há 43 anos trabalhando com renda de bilro, a artesã Alexandra Pereira de Oliveira, da Prainha, Aquiraz, estava ansiosa pelo retorno às feiras. “Nossos trabalhos vão poder voltar a ser comercializados, valorizados e mostrados para o País, porque muitos de nós temos o artesanato não só como um meio de vida, mas como história, como tradição passada de mãe pra filha”, explica. Alexandra participa do 14º Salão do Artesanato, em Brasília, na Praça dos Mestres Artesãos, apresentando ao vivo a produção de novas peças.

“A gente se sente mais estimulada, confiante e com perseverança. A pandemia não acabou, estamos voltando com todo cuidado, mas a vacina nos deu oportunidade de voltarmos nossa vida ao normal”, destaca a artesã que, além das próprias peças, levou aproximadamente 800 itens de 35 rendeiras da Associação das Rendeiras da Prainha (Arpa). Na bagagem, toalha de mesa, vestuário, jogos americanos, porta copos e máscaras com renda.

Com a reabertura responsável das atividades econômicas, as tradicionais feiras de exposição e comercialização do artesanato brasileiro estão aos poucos retornando. Nos próximos dois meses, a Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), participa de três importantes eventos: o 14º Salão do Artesanato, em Brasília, a 32ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte, e a 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Olinda. As feiras de artesanato são um dos principais meios de venda dos produtos para os artesãos.

Conhecido como Francorli, Francisco Correia Lima, de Juazeiro do Norte, faz xilogravuras desde os oito anos, e para ele, a maior importância é voltar à comercialização, onde o artesão pode escoar sua produção. “Foram dois anos produzindo e, agora, com a retomada das feiras vou conseguir vender meus produtos”, disse.

Promovido pelo Programa Nacional de Artesanato Brasileiro (PAB), o 14º Salão do Artesanato é a primeira feira nacional a ser realizada em Brasília depois do impedimento por conta dos cuidados de prevenção ao Coronavírus. No evento, o estande da CeArt conta com 564 produtos, representando as diferentes tipologias artesanais de 176 artesãos e associações artesanais do Estado. Os itens podem ser adquiridos localmente, mas também por meio de uma vitrine on-line que aumentará o alcance de vendas e a divulgação dos produtos artesanais cearenses para qualquer visitante da plataforma. A CeArt apoiou, ainda, a participação de um artesão individual, dois artesãos que representam associações e uma mestre artesã que está em um espaço exclusivo na Praça dos Mestres.

“A participação da CeArt no Salão de Brasília e em eventos de comercialização de produtos artesanais, ainda em 2021, trazem um retorno, não só comercial, mas também de valorização do artesanato cearense e dos artesãos, que se sentem mais confiantes em produzir e voltar ao mercado presencial“ destaca a coordenadora do artesanato, Patrícia Liebmann.

Outro importante evento de exposição e venda é a 32ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece de 7 a 12 de dezembro, em Belo Horizonte (MG). A CeArt estará no evento presencialmente. Observando os atuais protocolos de segurança sanitária, com distanciamento, uso de máscara, álcool em gel, a expectativa é que entre 80 mil e 90 mil pessoas visitem o espaço.

Após ser cancelada em 2020, uma das principais feiras de artesanato do Nordeste, a 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Feneart), em Olinda, volta em dezembro com cinco mil expositores entre artesãos de Pernambuco e de outros Estados e países. Lá, o artesanato cearense também estará representado no estande da CeArt.

Serviço:

14º Salão do Artesanato