SPS capacita gestores e instrutores de Areninhas na Capital e Interior

9 de novembro de 2021 - 16:38 # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Fotos: Tiago Stille e Marcos Studart

Técnicos, instrutores de educação física e gestores de esportes, que atuam nas 52 Areninhas construídas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), foram capacitados para fazer o planejamento de atividades e organização dos centros de esportes de futebol. Ao todo, mais de 90 pessoas foram capacitadas, em 41 municípios cearenses, incluindo a Capital.

Na capacitação, os participantes conhecem a estrutura organizacional e os objetivos esportivos e sociais das Areninhas, aprendem sobre gestão, planejamento e controle das atividades, treinamento físico e engajamento e participação da comunidade no uso e manutenção dos equipamentos. Atualmente, o Ceará conta com 242 areninhas. Atualmente, há 88 em implantação pelo Governo do Ceará.

A titular da SPS, Socorro França, destaca o significado das Areninhas à educação e socialização das comunidades socialmente mais vulneráveis da Capital e Interior do Estado. “As Areninhas são uma importante política pública de inclusão social por meio do esporte. É um projeto esportivo e social fantástico, que envolve, socializa e educa crianças, adultos e idosos, por meio de diversas atividades lúdicas e recreativas, além do futebol”, revela.

A consultora da coordenação técnica do Proares III, Fátima Lourenço, explica que os cursos são parte do projeto Areninhas. “Além da construção de unidades, o projeto prevê a capacitação de gestores municipais e pessoas da própria comunidade para se engajarem nas ações, promoverem atividades esportivas, sociais e culturais, e para ajudarem a zelar pela manutenção dos equipamentos. As areninhas são das comunidades locais”, acrescenta.

As areninhas são resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Cada município indica e doa o terreno à construção do campo. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv).

O projeto visa melhorar a qualidade de vida da população cearense e oferecer equipamentos esportivos de qualidade às comunidades, com espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã. As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomenta a economia local e fortalece a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados.