CITS abrem vagas para oficinas socioprodutivas e atividades de lazer e esporte

10 de novembro de 2021 - 15:09 # # # # #

Foto tirada antes da pandemia de covid-19

Aos 18 anos de idade, Claiane Raissa já visualiza bem suas metas para o futuro. “Eu estou concluindo o Ensino Médio e quero trabalhar, conquistar as minhas coisas”, conta. Em 2021, a moradora do bairro Conjunto Ceará participou da oficina Meu Primeiro Emprego, oferecida pelos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS). “Foi uma experiência de suma importância e com certeza fará diferença quando chegar a hora de eu entrar no mercado de trabalho”.

A formação é uma das muitas que estão com vagas abertas para os meses de novembro e dezembro, nas sete unidades do CITS de Fortaleza. Geridas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), as unidades dispõem de oficinas socioprodutivas e atividades de lazer e esporte. No total, 320 vagas são ofertadas para pessoas a partir de 16 anos de idade.

“Os CITS são equipamentos extremamente fundamentais para as comunidades onde estão inseridos. Promovemos capacitação, ofertamos atividades de esporte e lazer, e estamos de portas abertas para o uso da comunidade”, destaca a titular da SPS, Socorro França. Ela destaca que os Centros ofertam sempre cursos atuais e que acompanham as demandas do mercado.

Inglês Funcional, Salgados Comerciais, Penteado para Festas, Escovista e Meu Futuro Emprego são algumas das oficinas ofertadas pelas unidades. As oficinas iniciaram na última semana e seguem com novas turmas até dezembro. Das 32 formações, 15 serão pela manhã, das 8h às 12h e 17, à tarde, das 13h às 17h. As cargas horárias variam de 12 a 20 horas/aulas.

Nestes meses serão oferecidas, também, atividades esportivas, culturais e de lazer como jiu-jitsu, ginástica, muay thai, futsal, dança e ritmos, teatro, karatê, balé e futebol de campo. As atividades acontecem em diferentes dias da semana, pela manhã ou pela tarde.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente, em uma das sete unidades do CITS, na Capital. Os interessados devem se inscrever até o dia de início da oficina, de acordo com disponibilidade de vagas. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF, Carteira de Trabalho (CTPS), Título de Eleitor, comprovante de endereço e o NIS do beneficiário ou responsável.