Primeiro Passo: Mais de 2.300 jovens são certificados e outros 3.300 iniciam qualificação

16 de dezembro de 2021 - 17:23

Para Ícaro Cauã, mais que um curso o Primeiro Passo foi aquele pontapé para uma mudança de vida. “Esse curso foi muito estimulante pra mim. Trouxe de volta a motivação para estudar, e isso me ajudou a passar no curso de História, na UFC. Pretendo ser professor universitário, e Inglês é uma língua que amplia currículo, ajuda a melhorar os relacionamentos e a socialização”, destaca o morador do bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.

Assim como ele, outros 2.390 jovens foram certificados no programa Primeiro Passo, linha Jovem Bolsista, pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A entrega dos certificados de conclusão dos cursos e o anúncio do início de 132 novas turmas, com mais 3.300 adolescentes, foram feitos pelo secretário-executivo de Planejamento e Gestão da SPS, Sandro Camilo, pela coordenadora de Inclusão Social, Rebecca Cortez, e pela coordenadora do projeto, Silvana Rodrigues, na tarde desta quinta-feira (16).

Os jovens bolsistas foram qualificados em 14 tipologias dos segmentos do Comércio, Turismo, Informática e Serviços de Beleza. Os concludentes integraram 115 turmas, de 61 municípios cearenses, incluindo Fortaleza. As 132 novas turmas contemplam adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 15 e 29 anos, de 88 cidades.

Sandro Camilo destacou a importância da educação continuada e da capacitação profissional à melhoria da qualidade de vida de jovens e adultos na sociedade. “Educação e qualificação profissional são ferramentas básicas de cidadania, essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. O Primeiro Passo é um programa muito importante, porque viabiliza essa oportunidade”, orienta.

Gizelle Nascimento dos Santos, moradora do bairro Pici, concluiu o curso de Operadora de Turismo, e também traduz o significado da capacitação para o seu futuro profissional. “Pretendo cursar Gastronomia, conhecer novos lugares, e esse curso nos ajuda a abrir a mente, a buscar novos conhecimentos”, revela. “O Primeiro Passo é o início de um futuro melhor. É um programa que abre portas à juventude. Nós somos o futuro”, agradeceu o jovem concludente do curso de Inglês, James Douglas, morador do bairro Panamericano.

“Esse é apenas um primeiro passo diante de muitos que surgirão desde que vocês coloquem o pé nesse caminho. O Governo do Estado está disposto a dar a mão, seja através da capacitação profissional, seja através do direcionamento ao mercado de trabalho. O mais importante vocês já fizeram, a escolha de trilhar um caminho que possa trazer uma mudança de vida”, destaca a coordenadora Rebecca Cortez.

“Até o próximo ano, teremos mais 3.300 jovens capacitados, em 88 municípios. São novas oportunidades que se abrem para o conhecimento e para o aprimoramento profissional”, destaca a coordenadora do Projeto Primeiro Passo, Silvana Rodrigues. Nos últimos três anos, 8.940 jovens participaram do Projeto, na linha Jovem Bolsista.

Os cursos de capacitação de jovem bolsista têm carga de 240 horas/aulas, com duração de três meses. Participam estudantes em situação de vulnerabilidade social, do 8º ano do Ensino Fundamental até concludentes do Ensino Médio, Estudantes Jovens e Adultos (EJA 4), em diante, desde que sejam alunos ou egressos de Escola Pública.