Ceará chega à sua 171ª brinquedopraça inaugurada com entregas em Jijoca de Jericoacoara e Frecheirinha

7 de fevereiro de 2022 - 13:00 # # # # # # # #


“Essa brinquedopraça é muito importante, não apenas para o meu filho, mas para todas as crianças de Jijoca de Jericoacoara. Fazia tempo que a gente precisava de um local para as crianças brincarem, e agora a gente tem. A gente percebe a alegria do Pedro, meu filho, quando a gente diz que está vindo para cá. Toda quarta-feira é folga do meu marido e a gente já combinou de ficar vindo, assim como aos finais de semana”, agradeceu a dona de casa, Edna Kedna de Araújo.

Com as entregas dos equipamentos nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Frecheirinha, nesta sexta-feira (4), o Ceará chegou à sua 171ª brinquedopraça inaugurada pelo Governo do Ceará. Os municípios também foram agraciados com uma academia ao ar livre, cada, com um investimento total de R$ 331.274,00. Agora, o Programa Mais Infância soma um total de 380 equipamentos concluídos e inaugurados no Ceará. Quem comandou a solenidade virtual, transmitida através das redes sociais do Estado, foi a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que teve a seu lado a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

“O projeto Mais Infância entrega esses equipamentos em parceria com os todos os municípios cearenses, que têm foco no desenvolvimento infantil, brincando, se divertindo. No Mais Infância, todas as decisões são feitas a partir de pesquisas e avaliações, é um trabalho que é feito em várias mãos. Nós trabalhamos para fazer um Estado mais alegre, mais feliz e que as crianças possam se desenvolver. Estamos investindo no futuro das nossas crianças, pois acreditamos no potencial dos nossos pequenos, que sejam um futuro médico, professor, prefeito, enfim, o que eles quiserem”, disse a primeira-dama.

Onélia ainda listou que, após as entregas de Jijoca de Jericoacoara e Frecheirinha, o Ceará já conta com um total de 382 equipamentos dentro do projeto Mais Infância, e lembrou que, recentemente, o Mais Infância se tornou uma política pública no Ceará. “Ao se tornar uma política pública, nós temos a segurança que, no futuro, será dado continuidade em sua integridade, com as famílias sendo atendidas e visitadas – e já foram mais de 7,2 milhões de visitas domiciliares, feitas pela SPS, famílias que recebem uma transferência de renda com o Cartão Mais Infância. Enfim, nós temos a garantia de continuar com toda a estrutura. Não só hoje, mas no futuro”, explicou a primeira-dama, que ainda informou que o trabalho no Governo do Ceará não pára, e já estão prontos mais de 30 Centros de Educação infantil (CEI), que deverão ser entregues até o fim do mês.

Cada brinquedopraça tem 250m² e tem estrutura projetada para ser um espaço de lazer para crianças com toda a segurança necessária, enquanto a academia ao ar livre tem 90m². O equipamento possui gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos. Com a estrutura projetada para ser um espaço de lazer para crianças com toda a segurança necessária, com piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. Os equipamentos são feitos em uma parceria do Governo do Ceará com as prefeituras, ficando a cargo delas garantir a conservação e manutenção dos espaços.

“O Ceará inteiro agradece muito a esse programa, e a nossa líder, a primeira-dama Onélia Santana. É o maior programa de desenvolvimento infantil do Brasil, e digo a vocês, que hoje nós temos como olhar para um futuro promissor, pois temos um programa avançado de desenvolvimento humano, o Mais Infância. Importantes não só para o presente, mas para atingir um futuro de qualidade. Daqui há alguns anos essas crianças de hoje, serão os jovens de amanhã, e nós vamos lembrar desse programa, dessa política pública assertiva e democrática, que é o Mais Infância. Meu povo de Jijoca de Jericoacoara e Frecheirinha, essas praças são de vocês, um equipamento que junta as crianças com as suas famílias, que possuem brinquedos inclusivos e muito mais. Agora vamos cuidar e zelar pelos equipamentos recebidos”, apontou a titular da SPS, Socorro França, ao destacar o projeto em curso no Estado para fortalecer o crescimento saudável e seguro das crianças.

Aberta à população, a academia ao ar livre possui 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos, estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multi exercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Administradores agradecem

Acompanhado do deputado estadual Sérgio Aguiar, o prefeito de Frecheirinha, Helton Luiz, listou uma série de agradecimentos ao Governo do Ceará, em especial ao equipamento entregue agora. “Nossos sinceros agradecimentos ao Governo do Estado, que nos auxilia com equipamentos aos nossos projetos de educação aqui. Brinquedopraça e academia ao ar livre deixam nossa cidade melhor, é um ambiente de convivência social entre as crianças e suas famílias, por isso aproveitamos e fizemos mais uma praça ao lado, e todo mundo gosta de estar por aqui”, disse o gestor. “Virou um divertimento do bairro, que não fica exatamente perto do Centro, mas tem uma grande comunidade”, complementou o deputado estadual.

Prefeito e vice-prefeita de Jijoca de Jericoacoara estiveram juntos na inauguração, e ressaltaram a importância de receber em um só local brinquedopraça e academia ao ar livre. “Ficam nossas palavras de gratidão, pela iniciativa de desenvolver esse programa em todo o Ceará, o Mais Infância, que já é referência em todo o Brasil, e aqui em nossa cidade não é diferente. É um local que trará mais conforto, mais segurança para as famílias e suas crianças, para que se divirtam e se desenvolvam com segurança”, apontou a vice, Natalícia de Jesus. Ao seu lado, o prefeito complementou e agradeceu, ao dar a informação que cerca de 650 famílias da cidade recebem o Cartão Mais Infância. “Só lembrando que pedimos uma brinquedopraça para a primeira-dama e fomos prontamente atendidos por vocês, uma brinquedopraça como essa é essencial para nossa cidade”, disse Lindbergh Martins.

Conscientização ambiental

Desde o fim de 2019, nas entregas de Praças Mais Infância, Centros de Educação Infantil e Brinquedopraças foram realizados plantios e doações de 8.223 mudas arbóreas, frutíferas e ornamentais nativas da região nas inaugurações destes equipamentos do Mais Infância Ceará. Nesta sexta-feira (4), foram plantadas e doadas no entorno dos equipamentos cerca de 100 mudas no total. A iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável.

A ação é realizada por crianças com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doam mudas para a população local.

Ascom Casa Civil
Texto: Daniel Herculano
Fotos: Ariel Gomes e Tiago Stille