Atendimentos da Central de Intérpretes de Libras crescem 300% e chegam ao interior do Estado

11 de fevereiro de 2022 - 15:10 # # # # # #

Elo de comunicação entre palestrantes e comunidade surda, a Central de Intérpretes de Libras (CIL), da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), tem expandido os atendimentos na Capital e no Interior. Em cinco anos, as traduções em lives, webinários e eventos públicos, presenciais e remotos e assistências individuais, saltaram 303%, passando de 120, em 2016, para 484, no ano passado.

“A CIL é um serviço essencial para viabilizar a comunicação com as pessoas surdas. Para atendermos o maior número de deficientes auditivos, sobretudo os mais vulneráveis, ampliamos o número de intérpretes e melhoramos a estrutura tecnológica”, destaca a titular da SPS, Socorro França. Ela destaca a importância de conscientizar as instituições e a população sobre os direitos da pessoa com deficiência para assegurar uma sociedade mais justa e cidadã.

Sob a orientação da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência (Copid), a CIL realiza tradução e interpretação de Libras em diversas áreas: assistência social, previdenciária, educacional, jurídica, trabalhista etc. Para garantir o atendimento de um maior número de pessoas, em todo o interior do Estado, a SPS adquiriu novos equipamentos e melhorou a comunicação por meio de plataformas virtuais, além da ampliação do quadro de profissionais.

“Até 2020, os atendimentos eram presenciais, mas, desde o ano passado, passamos a atender também virtualmente. Isso viabilizou a expansão do serviço para todos os municípios. Hoje, atendemos pessoas surdas de todo o Ceará”, acrescenta a coordenadora da Copid, Vyna Leite. “Quem precisar do serviço, seja para audiências públicas ou individuais, pode nos acionar”, disponibiliza.

A CIL reúne cinco intérpretes: Aljaniele Amorim, Fabiano Farias, Michael Silva, Ellen Costa e Juan Guilherme. Os profissionais auxiliam na busca e intermediação de empregos no Sine-IDT, aquisição de direitos e benefícios previdenciários, apoiam na tradução de denúncias de violência e violação de direitos, em ações de segurança pública e no atendimento de toda a rede socioassistencial do Estado e nos municípios, além de uma parceria para os atendimentos do Detran.

Como acessar a CIL

Para solicitar o auxílio de intérprete da Central de Libras basta enviar um e-mail para cil.ce.gov@gmail.com ou entrar em contato pelo aplicativo WhatsApp, nos números (85) 99413-1000 / (85) 99417-1000

Endereço da CIL: Centro de Formação e Inclusão Socioprodutiva (Cefisp) Rua: Valdetário Mota, 970 – Papicu – Fortaleza-Ce