Ônibus Lilás leva serviços de acolhimento e assistência para regiões do Cariri, Sertão Central e Maciço de Baturité

2 de março de 2022 - 17:24 # # # # # # # #


O Ônibus Lilás, unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que leva atendimento às mulheres em situação de violência, percorrerá 13 municípios das regiões do Cariri, Sertão Central e Maciço de Baturité durante o mês de março. A ação conta com atendimento especializado para mulheres, serviços de assistência social, jurídica e psicológica, distribuição de materiais informativos e rodas de conversa.

“Começaremos a ação pelo Cariri, que terá esse mês a implantação de uma Casa da Mulher Cearense. Queremos fazer uma escuta qualitativa para mulheres em municípios diferenciados. É um compromisso do Governo do Estado com as mulheres cearenses”, observa a secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que a programação do Ônibus Lilás será também uma excelente divulgação para a Casa da Mulher Cearense. “As rodas de conversa promovidas pelo Ônibus já serão o início de um despertar para as mulheres do Cariri. Agora, com a Casa da Mulher, elas terão um espaço de escuta e acolhimento para denunciarem as situações de violência de gênero que possam vir a sofrer”, destaca.

“O ônibus tem como objetivo levar conhecimentos às mulheres sobre o que é a violência contra a mulher, e quais os tipos existentes. Tudo isso ancorado na Lei Maria da Penha”, pontua a coordenadora de Políticas para Mulheres da SPS, Norma Zélia.

A coordenadora explica ainda que a ideia é informar sobre a existência da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. “Quem faz parte dessa rede, como uma mulher deve fazer quando estiver em uma situação de violência, seja ela física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral. Porque essas mulheres, em especial as que moram na área rural, no campo, têm muitas dificuldades de acesso à informação, e por conta da questão patriarcal, muitas passam por situações de violência moral, psicológica diariamente, e não têm consciência dessa questão”, completa.

Rota

A primeira parada acontece no próximo sábado (5), no município de Brejo Santo, das 8h às 12h30. Na segunda-feira (7), a unidade chega em Jardim, com atendimentos das 8h às 12h; e pela tarde, em Porteiras, das 14h às 16h. Na quarta-feira (9), a população de Milagres recebe o veículo entre 8h e 12h, e Missão Velha, na sequência, das 14h às 16h. No dia seguinte (10), os serviços chegam ao município de Mauriti, entre 8h e 12h. Ainda no dia 10, pela tarde, é a vez de Barro receber os atendimentos, das 14h às 16h. As atividades seguem na semana seguinte, na região do Sertão Central e, em seguida, no Maciço de Baturité.

Sobre o ônibus

Iniciativa da SPS em parceria com os municípios cearenses, a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas (Ônibus Lilás) leva ações de acolhimento, prevenção e orientação às localidades mais distantes e vulneráveis do Ceará. A Unidade já passou por assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas cearenses, e segue percorrendo novos espaços.

Programação

Cariri
05/03 – Brejo Santo, das 8h às 12h30
07/03 – Jardim, das 8h às 12h
07/03 Porteiras, das 14h às 16h
09/03 – Milagres, das 8h às 12h
09/03 – Missão Velha,das 14h às 16h
10/03 – Mauriti, das 8h às 12h
10/03 – Barro, das 14h às 16h.