SPS capacita profissionais da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

2 de março de 2022 - 17:12 # # # #

Para garantir um atendimento humanizado às mulheres em situação de violência que vivem na Região do Cariri, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), através da Secretaria Executiva de Politica para as Mulheres, capacita os profissionais da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher dos 29 municípios da macrorregião do Cariri. As capacitações ocorrem nas próximas quinta-feira (3) e sexta-feira (4), respectivamente, nos municípios do Crato, no auditório da Universidade Regional do Cariri (URCA) e, em Barbalha, no Centro Cultural Joaquim Mulato.

As formações serão das 8h às 16h, e cada município poderá participar, presencialmente, enviando dois profissionais. Dentre os temas abordados estão: Gênero, Lei Maria da Penha, Tipos de Violência, Rede de Atendimento Municipal e Estadual, Políticas Públicas para as Mulheres no Enfrentamento a Violência, além dos Atendimentos para as Mulheres Trans, Bissexuais e Lésbicas e os Protocolos e Encaminhamento para as Mulheres no Âmbito da Institucionalização.

“Essa formação é um primeiro contato da SPS com a rede de enfrentamento à violência, nesse processo de preparação para a implantação da Casa da Mulher Cearense no Cariri. Temos certeza que o equipamento será um divisor de águas na política para mulheres na região e contar com uma rede qualificada é fundamental”, pontua a secretária Socorro França, titular da SPS.

Denise Aguiar, secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, destaca que a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher é feita por muitas mãos e tem sido a grande aposta do Governo do Estado para levar um atendimento humanizado aos quatro cantos do Ceará, contemplando as mulheres que estão nas localidades mais distantes e mostrando para elas que não estão sozinhas.

“Este é um mês simbólico devido à luta internacional contra a violência de gênero, e nós, que estamos à frente das políticas para as mulheres no Estado do Ceará vamos realizar diversas ações para fortalecer esta luta. Além da inauguração da Casa da Mulher Cearense que vai atender toda a Região do Cariri, vamos também realizar formações para os profissionais que atuam na rede de enfrentamento a violência contra as mulheres e levar uma escuta especializada para as localidades de Crato e Barbalha, com o nosso Ônibus Lilás”, reitera a secretária.

As formações serão conduzidas pela coordenadora do Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceram), Marta Lacerda; a coordenadora da Casa do Caminho, Ana Cristina Serafim; a técnica da coordenadoria LGBT+ da SPS, Rina Márcia; e as técnicas da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da SPS: Eveline Rocha e Ianna Peixoto, que atuam também no Ônibus Lilás, unidade móvel da SPS, que circula o Ceará levando atendimento às mulheres cearenses.

Ônibus Lilás

Na próxima quinta-feira, 3/03, o Ônibus Lilás estará no Crato, na Encosta do Seminário e no dia 4/03, a unidade móvel estaciona em Barbalha, em frente aos Cras Malvinas e Cras Santo Antônio. As atividades acontecem durante o período da tarde, entre rodas de conversas, distribuição de material com informações sobre a rede de atendimento às mulheres, lançamento da Pesquisa LGBTQIA+ e atendimento social e psicológico para as mulheres que estiverem participando da ação.

Curso de Formação no Crato
Dia: quinta-feira, 3 de março, das 8h às 16h
Local: Auditório do Campus da Urca – Rua Cel. Antonio Luis, 1161 – Pimenta
Quinta-feira, 3 de março, 16h às 19h