SPS promove encontros virtuais para debater temáticas sobre mulheres

2 de março de 2022 - 16:59 # # # # # #

Em março, quando é celebrado o Mês da Mulher, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove uma série de lives para discutir igualdade entre gêneros e enfrentamento à violência contra as mulheres. Os encontros serão realizados semanalmente, sempre às 16h, através do YouTube da SPS. A primeira transmissão acontece na próxima quinta-feira (3), reunindo representantes da região do Cariri para refletir sobre o tema Violência contra a Mulher: é possível mudar essa realidade.

“Essas lives têm por objetivo ampliar o leque de temas pertinentes à questão da violência contra a mulher. São temas que permeiam toda essa questão da violência às mulheres trans, bissexuais e lésbicas”, explica a coordenadora de Políticas para Mulheres da SPS, Norma Zélia Andrade. “A ideia é discutir esses temas sob diversos pontos de vista, para que possamos atingir um público mais variado possível”, conclui.

O primeiro encontro contará com participação da titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte, Zulneide Rodrigues Parente; do titular da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos do município de Barbalha, Francisco Sandoval Barreto de Alencar; da titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Crato, Ticiana Ferreira Cândido França; a ativista dos direitos da mulher, Mara Guedes, e a coordenadora do projeto As Marias, Francis Emanuelle. A mediação será realizada pela secretária-executiva de Política para as Mulheres da SPS, Denise Aguiar, com abertura da titular da SPS, Socorro França.

“Escolhemos esse primeiro enfoque no Cariri, entre outros motivos, porque lá existem projetos que trabalham essa conscientização da violência, e que nos apresentam ‘cases’ em que é possível reverter esse quadro da violência, como a Patrulha Maria da Penha e o projeto As Marias”, pondera Norma Zélia.

Programação

As demais lives acontecem sempre às terças-feiras. No dia 15 de março, a Lei Maria da Penha entra em debate, a partir das 16h. A live terá uma apresentação e considerações sobre a Lei 11.340/2006, que define a violência doméstica e familiar contra a mulher como crime, e aponta formas de evitar, enfrentar e punir essa agressão.

Na terça-feira seguinte (22), acontece a transmissão “Violência da Mulher sob a ótica das manifestações culturais”. Serão apresentadas manifestações artísticas e culturais que integram iniciativas de prevenção à violência contra as mulheres. A programação de lives será encerrada no dia 29 de março com o debate “Gênero: as diversas faces da mulher”. Pensando que um mundo mais informado é um mundo mais justo, a live terá como objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre as questões de gênero.

O que: SPS promove encontros virtuais para o Março Mulher
Quando: 3, 15, 22 e 29 de março, sempre às 16h