Unidade da Casa do Cidadão é inaugurada no shopping Iguatemi e já inicia atendimentos

17 de março de 2022 - 16:47 # # #

Fortaleza conta, agora, com uma nova unidade da Casa do Cidadão. Localizado no shopping Iguatemi, o equipamento foi inaugurado pelo Governo do Ceará, na manhã desta quinta-feira (17), e funcionará no piso superior – Etapa VI, em frente à loja Kalunga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos iniciaram ainda nesta quinta, e podem ser agendados AQUI.

“Isso que está acontecendo hoje tem um significado tão importante. Aqui nasce a cidadania”, celebrou a titular da SPS, Socorro França. Em sua fala, ela relembrou a idealização da primeira Casa do Cidadão, 26 anos atrás. “Esse momento tem um grande significado e, sem dúvida nenhuma, as pessoas que estão aqui foram escolhidas a dedo. São pessoas que efetivamente vão fazer a diferença, que vão mostrar e demonstrar a aptidão para o recebimento daqueles que precisam dos nossos serviços. Estamos a serviço do povo e é para o povo que nós trabalhamos”, conclui.
O equipamento é gerido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A solenidade de inauguração contou com a participação da titular da SPS, Socorro França, do coordenador de Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa, do superintendente do shopping Iguatemi, Wellington Oliveira, e de representantes dos órgãos que funcionarão no espaço.

“É com muita alegria que, hoje, nós abrimos mais uma unidade de atendimento ao cidadão para a promoção da cidadania. A nossa coordenadoria tem a premissa de trabalhar em prol dos direitos humanos, direitos sociais e oportunizar a emissão de documentação básica, um dos serviços mais demandados pela nossa população”, declara o coordenador de Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa. “Nesse espaço, nós estamos agregando esses serviços no shopping, junto dos nossos parceiros, que são quem fazem realmente a Casa do Cidadão, que é a Cagece, o Sine-IDT, a SDHDS, a Pefoce, os nossos serviços da Proteção Social. Sejam todos muito bem-vindos”, finaliza.

Atendimentos

Os atendimentos tiveram início ainda pela manhã. Davi Rodrigues (36), foi o primeiro a chegar, e veio emitir a primeira via do RG de sua filha Júlia, de dois anos. “Estávamos tentando fazer o agendamento do RG pelo site, mas não tinham vagas. Hoje nós viemos tirar o passaporte dela, aqui no shopping, verificamos o site e descobrimos que o serviço também estava sendo oferecido aqui”, relata.
“Resolvemos tirar o documento logo porque além da segurança e da praticidade de levar na carteira, é também uma questão de cidadania. Porque ela existe a partir do registro desse nome, quando é oficializado”, explica Patrícia Arruda, mãe de Júlia. “A partir do momento que a Júlia tem esse documento, ela é uma cidadã e pode ter acesso aos seus direitos e benefícios”, finaliza.

A unidade oferece serviços da Perícia Forense de Ceará (Pefoce), com RG e antecedentes criminais; Receita Federal, com Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cagece; Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza, com orientações sobre Auxílio Brasil, Cadastro Único e atualização do NIS; Sine-IDT, com emissão de Carteira do Trabalho Digital, seguro-desemprego, intermediação de mão de obra e atendimento às empresas e AMC.
A expectativa é que sejam realizados 7.500 atendimentos mensais. Esta é a terceira unidade instalada na Capital, que conta também com equipamentos no Shopping Benfica e na Assembleia Legislativa do Ceará.

Serviço

Casa do Cidadão no Shopping Iguatemi
Endereço: Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz
Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.