Artesanato cearense ganha novo ponto de comercialização no RioMar Fortaleza Shopping

18 de março de 2022 - 16:47 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Bia Ferro Gomes
Fotos> Ariel Gomes


“É muito importante dar oportunidade aos artesãos, com mais lojas, por causa da quantidade de artesãos que o Ceará tem, para que seja divulgado o trabalho de todos”. A afirmação é da rendeira de bilro, Raimunda Rubinete, 61, que há mais de 30 anos é artesã credenciada pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt). Ela foi uma das artesãs que participaram da abertura do novo espaço da CeArt, no RioMar Fortaleza Shopping (Piso L1).

A loja ocupa um novo espaço no shopping, com instalações ainda mais modernas. A inauguração contou com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e da titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.

“São estratégias importantes para o fortalecimento do artesanato no Estado do Ceará. A loja além de ser uma vitrine de divulgação do produto é também um local de grande venda”, afirma a primeira-dama, Onélia Santana. “A partir do momento que a CeArt compra, – porque o Estado compra o produto – o artesão tem a garantia de que vai produzir e vai vender. Porque o Estado compra e vai colocar na loja”, ressaltou.

Para a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, a abertura de novas lojas CeArt é uma maneira de incentivar o artesão cearense a vender o produto não só para o Ceará, mas para o mundo. “São muitas tipologias (artesanais) e no momento que você coloca no shopping você abre para todos aqueles que vêm aqui, as pessoas do Ceará e os que vêm do Brasil e do mundo. Esta é a sexta loja em um momento de transição econômica, mas o artesão está sendo protegido pelo Estado”, destacou.

As lojas físicas e o e-commerce da CeArt são uma conquista para o artesão, na avaliação da coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann. “Isso vai fortalecer ainda mais a comercialização das peças dos artesãos porque é mais um canal de escoamento. Ele deixa essas peças na CeArt, que faz o pagamento e coloca nas lojas para serem vendidas. Quanto mais o cliente compra, mais a CeArt pode adquirir as peças dos artesãos e isso faz com que a economia gire”.

A CeArt já tinha um local de comercialização no RioMar Fortaleza Shopping, mas agora, a loja, em outro piso, ficou mais ampla, com 123 m², climatizada e com layout redesenhado. No total, são seis espaços físicos de comercialização no Estado e um canal on-line (lojaceart.online).

Serviço

CeArt no RioMar Fortaleza Shopping (Piso L1)
Segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 13h às 21h